I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS ANATÔMICOS E SEMIOLÓGICOS DE BAIXO CUSTO. UMA AÇÃO DE EM TRANSDISCIPLINARIDADE NA MEDICINA



AUTORES: Giuliano Roberto Gonçalves, Igor Esteban Umanzor Ordenes, Amanda Dias Biolchi, Gabriel Giannini Mendonça, Fabio Rocha, Lucas José Plens, Isabela Braga Polycarpo, Bruna Granja Biaggio,

PALAVRA-CHAVE: Ensino; Anatomia; Semiologia; Transdisciplinaridade.




RESUMO

INTRODUÇÃO: A anatomia macroscópica é uma das primeiras aulas que os estudantes de medicina têm em sua carreira, sendo fundamental na futura prática clínica e essencial para o ensino da resolução de problemas, estando inserida de maneira espiral em diversas disciplinas no curso de medicina. Apesar da dissecção cadavérica ser o método mais eficaz de ensino-aprendizagem, a forma de ensinar e aprender anatomia vem se modificando ao longo do tempo, existindo diversos modelos pedagógicos que podem contribuir como ferramentas didáticas. Na saúde, cada dia cresce mais a combinação entre pedagogia e o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como estratégia voltada à integração de saberes e à promoção de uma atitude crítica e reflexiva em espiral construtivista vem sendo explorada e registrada como uma nova construção metodológica. A educação transdisciplinar dentro deste contexto, oferece ao indivíduo uma formação que ultrapassa as barreiras das disciplinas e proporciona um movimento para além do disciplinar, podendo ser, inclusive um caminho para se buscar ter a formação geral e plena. A principal característica da abordagem transdisciplinar é a aproximação das diversas disciplinas e áreas do conhecimento, com metodologias construídas através da articulação de todos os especialistas, em função de seus conhecimentos e saberes. Diante disso, é essencial que a teoria e prática garanta uma sincronia no processo educacional de maneira efetiva e os questionamentos sejam respondidos tanto para o professor quanto para o aluno uma vez que estes são os sujeitos no processo de construção do conhecimento.

MÉTODOS E MATERAIS: Os estudantes de um curso de medicina, integrantes da liga acadêmica de anatomia humana foram convidados a elaborar modelos anatômicos para serem utilizados em outras disciplinas correlatas com a anatomia clínica e semiologia. Formaram 03 duplas onde cada dupla ficou responsável pela elaboração de 01 modelo didático anatômico. Assim, foram elaborados 03 modelos/manequins em tamanho natural. 01 modelo para treinamento de auscultas cardíacas e pulmonares, 01 modelo de cicatrizes e acessos cirúrgicos e 01 modelo de semiologia de quadrantes abdominais. Os estudantes passaram por 03 etapas: aquisição dos manequins/modelos e materiais de pintura; estudos prévios da anatomia e planejamento; execução do projeto. Após o término da confecção dos manequins anatômicos eles foram apresentados aos professores das disciplinas correlatas (prática clinica e semiologia).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A construção e utilização de modelos didáticos possibilitou a vivência de situações concretas e que contribuíram para o senso crítico de informações, discussão entre pares e o foco na construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos. Em casa etapa era nítida e admirável a evolução do engajamento e comprometimento das duplas. Após as orientações e supervisões dos professores de anatomia, os 03 modelos foram concluídos pelas 03 duplas. O sentimento de participação, construção e contribuição para o curso e demais colegas foram os aspectos que mais chamaram a atenção dos docentes. Hoje contabiliza-se mais de 40 aulas sendo utilizados tais manequins como material didático pedagógico nas disciplinas de anatomia clínica e semiologia. E para os discentes autores dos materiais, o sentimento de pertencimento e contribuição para um ensino-aprendizado transdisciplinar.


REFERÊNCIAS: Lin DC, Bunch B, De Souza RZD, et al. Effectiveness of Pedagogical Tools for Teaching Medical Gross Anatomy During the COVID-19 Pandemic. Med Sci Educ. 2022;32(2):411-422. Published 2022 Feb 24. doi:10.1007/s40670-022-01524-x. Fleagle TR, Borcherding NC, Harris J, Hoffmann DS. Application of flipped classroom pedagogy to the human gross anatomy laboratory: Student preferences and learning outcomes. Anat Sci Educ. 2018 Jul;11(4):385-396. doi: 10.1002/ase.1755. Turney BW. Anatomy in a modern medical curriculum. Ann R Coll Surg Engl. 2007;89(2):104–107. doi: 10.1308/003588407X168244.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente