I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS NA PÓS-GRADUAÇÃO: O QUE O PROGRAMA DE DOUTORADO DEVE GARANTIR PARA O EGRESSO?



AUTORES: Yuri Graham Vaciloto Ferreira de Lima, Claudia Vianna Maurer Morelli, Eliana Martorano Amaral,

PALAVRA-CHAVE: pós-graduação, egresso




RESUMO

INTRODUÇÃO: As Atividades Profissionais Confiáveis (APC), do inglês Entrustable Professional Activities, são ações profissionais que se espera que o graduando execute de forma confiável e independente ao final da formação. As APC devem ser mensuráveis e avançam, de forma mais objetiva, o arcabouço dos currículos baseados em competências. A avaliação da aquisição e do desenvolvimento das APCs durante o doutorado podem subsidiar as discussões sobre o realinhamento dos currículos, tendo como foco a atuação posterior dos egressos. Esta proposta se alinha com as novas percepções e reflexões sobre o papel da pós-graduação no sistema educacional superior e no apoio ao desenvolvimento da sociedade.

MÉTODOS E MATERAIS: Para identificar se as APCs já estão sendo consideradas na pós-graduação brasileira, primeiramente, foi realizada a análise da literatura nacional e internacional. Dessa forma, fizemos uma revisão bibliográfica, nas bases de dados Embase, Pubmed, Scopus, Web of Science, BVS, Cochrane e principalmente na base ERIC - Educational Resources Information Centre. Nas buscas foram utilizados os termos “EPA”, "Entrustable Professional Activities", “Entrustable Professional Activity”, "competency framework" e “PhD”, “doctoral graduates”, e foram incluídos artigos publicados em inglês, português ou espanhol nos últimos 10 anos. Num segundo momento, revisamos as normativas e projetos pedagógicos dos programas de doutorado brasileiros, buscando identificar se já incluem as competências esperadas ou as APCs, ainda que não identificadas como tal. Para isso, realizamos uma busca em sites da CAPES e universidades nacionais, visando identificar as APCs (ou definições similares a APCs) esperadas do aluno formado nas descrições de perfis de egressos disponibilizadas pelos programas. Foram incluídas nas buscas as 20 universidades nacionais mais bem colocadas no ranking geral do QS World University Ranking 2023 com cursos na área da saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na revisão bibliográfica, encontramos apenas dois artigos que tratam especificamente de APCs em programas de doutorado (1,2). Ambos os artigos se utilizam de estudos delphi para estabelecer um consenso sobre as APCs esperadas para os egressos dos cursos de doutorado em ensino nas profissões de saúde. O primeiro traz um consenso nacional iraniano e o segundo amplia a discussão, estabelecendo um consenso internacional a partir dessa experiência. Ambos os textos estabelecem 17 APCs desejáveis para os egressos do doutorado em ensino nas profissões da saúde, como por exemplo: escrever um projeto de pesquisa; realizar um projeto de pesquisa qualitativa; escrever e publicar artigos; entre outros. Resultados prévios das buscas nos sites das universidades brasileiras mostram que apenas 18% dos programas de pós-graduação tem uma definição clara do perfil de egressos que oriente as APCs esperadas. Enquanto isso, cerca de 60% deles contam com uma descrição abrangente e pouco específica e, aproximadamente 22%, não tem descrição nenhuma de um perfil de egressos ou de APCs. Entendemos que a definição das APCs para os egressos ajudaria candidatos, doutorandos, docentes e orientadores a direcionar melhor e com maior intencionalidade as oportunidades de formação que o curso deveria oferecer. Por isso, nossos estudos indicam a necessidade de revisão dos currículos dos programas, uma vez que os modelos atuais, em sua maioria, não especificam as APCs esperadas do egresso, ou o fazem apenas superficialmente.


REFERÊNCIAS: 1.Zaeri R, Gandomkar R. Developing entrustable professional activities for doctoral graduates in health professions education: obtaining a national consensus in Iran. BMC Med Educ. 2022 Jun 2;22(1):424. doi: 10.1186/s12909-022-03469-6. 2. Gandomkar, R; Zaeri,R; Ten Cate,O - Expectations for PhDs in health professions education: an international EPA-framed, modified Delphi study https://link.springer.com/article/10.1007/s10459-022-10136-4

AGRADECIMENTOS: Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência