A CranFlow é uma aplicação on line para registro e seguimento de indivíduos com anomalias craniofaciais. Ela gerencia a coleta de dados sociodemográficos, clínicos e genéticos da consulta inicial e as de seguimento, utilizando terminologia e classificação padronizadas e internacionais. Centrada em detalhada avaliação clínica-dismorfológica, os dados registrados permitem estudos de nosologia, correlação genótipo-fenótipo, história natural, além de subsidiar políticas públicas. Os estudos podem ser propostos e coordenados por todos os centros participantes.

Atualmente, são registradas duas anomalias craniofaciais: fendas orais (fendas de lábio, de palato, labiopalatal e fendas atípicas) e Síndrome de deleção 22q11.2 (Síndrome de DiGeorge ou Síndrome Velocardiofacial), com previsão de novas doenças a serem incluídas.

A CranFlow foi desenvolvida com apoio da Fapesp (2012/51799-6) em co-titularidade com a Universidade Federal de Alagoas e foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial em 03/06/2015, com data de deferimento em 03/11/2015 e data de concessão em 16/02/2016, sob o n° BR 51 2015 000550 2. As licenças para uso são gratuitas e a curadoria dos dados por geneticistas depende de definição entre os parceiros.

Em 2019, a CranFlow ganhou Prêmio de Inovação em Genética, conferido pelo Laboratório DASA e Revista Abril.

Existem oportunidades para parcerias e patrocínios para:

1. Desenvolvimento de novas funcionalidades e incorporação de novas doenças.
  2. Apoio para fixação de recursos humanos.

Informações detalhadas sobre esta aplicação, assim como contatos para parcerias e patrocínios podem ser feitos com a coordenadora deste Projeto, Profa. Dra. Vera Lúcia Gil da Silva Lopes (vgslopes@unicamp.br), do Departamento de Genética Médica e Medicina Genômica da FCM – Unicamp.

Responsável pela iniciativa (*)
Profa. Dra. Vera Lúcia Gil da Silva Lopes
Aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (*)
Não se aplica