1.1) CIPOI: Serviço de Referência de Triagem Neonatal UNICAMP (SRTN/CIPOI/UNICAMP) – Analista de Sistemas Sandra Cristina Bibries e Coordenadora do SRTN/CIPOI/UNICAMP Dra Vitória R.P. Pinheiro.

1.1.1.) Utilização de SMS:  Desde janeiro/2014 implantado módulo para envio de SMS para convocação dos recém-nascidos com exames do Teste do Pezinho alterados e para agendamento de consultas no CIPOI. Essa implementação utilizou recursos de webservices do serviço de operadora de SMS e permitiu o envio de textos pré-cadastrados, em lote ou individualmente, de acordo com a necessidade. A utilização dessa integração ao sistema criou um canal de comunicação com as famílias, facilitando a confirmação do comparecimento ao serviço, reduzindo as faltas, as reconvocações com redução substancial do custo de ligações telefônicas para esse fim.

1.1.2) Implantação Sistema Specimen Gate e Otimização de Fluxos de Processos: A partir de 2018 foi implantado o sistema Specimen Gate (Perkin Elmer), com o objetivo de atender o Serviço de Triagem Neonatal, a partir das amostras recebidas dos recém nascidos. Com esse sistema foi possível utilizar ferramentas que permitiu analisar e implementar novos fluxos de processos no próprio sistema, atendendo todas os setores do SRTN (Laboratório, Cadastro, Busca Ativa, Recepção, Serviço Social, Enfermagem, Médico, Nutrição, Psicologia), o que reduziu a circulação de papéis entre as áreas de Laboratório, Ambulatório e Postos de Coleta, com melhor controle dos casos triados e em acompanhamento. Essa implantação contou o trabalho conjunto da equipe de TI do CIPOI e todos os usuários do sistema.

1.1.3) Resultado do Teste do Pezinho via Web: Encontra-se em fase de finalização o projeto, a ser disponibilizado para as famílias e postos de coleta, utilizando as plataformas web, Android e IOS. Este projeto foi iniciativa da Alessandra Rodrigues Cardoso Padovam, da área de TI do SRTN/CIPOI/UNICAMP, com a participação de alunos do último ano de graduação do Instituto de Computação da Unicamp, orientados pelo professor Paulo Lício.

1.1.4) Projeto Assistente Virtual para o Teste do Pezinho – Chatbot: Esse projeto encontra-se em fase de elaboração, pela iniciativa da Alessandra Rodrigues Cardoso Padovam, da área de TI do SRTN/CIPOI/UNICAMP, com o objetivo de esclarecer e retirar as dúvidas mais freqüentes das famílias e profissionais de saúde sobre o Teste do Pezinho.

1.1.5) Período da pandemia: Durante a pandemia pelo Coronavírus, SARS-CoV-2, o SRTN, considerado serviço essencial, o laboratório de triagem manteve a atividade de recebimento e realização dos exames de todas as Diretorias Regionais de Saúde da área de nossa abrangência, totalizando 238 municípios e 8.000 amostras de recém nascidos vivos por mês.

Nas demais áreas foi necessário adequar o funcionamento:

• Área da Busca Ativa: para os Recém Nascidos com exame alterado adotamos o trabalho remoto de alguns profissionais utilizando a ferramenta Rainbow (VOIP), já implantada no serviço desde 2019, contando com apoio do analista de suporte do SRTN/CIPOI Flávio Baggio Pires.
  • Área Médica: contamos com a colaboração efetiva da equipe médica do CIPOI e com a participação do residente em Pediatria Básica. Mantivemos o atendimento presencial para alguns casos já em acompanhamento onde havia essa necessidade, bem como, para os casos novos diagnosticados com objetivo de realizar o exame físico do recém-nascido e a orientação familiar. Para os demais casos já em acompanhamento utilizamos o teleatendimento por contato telefônico ou plataforma de vídeo (entre eles Google Meet e Privio), com registro no prontuário do sistema AGHUse.
  • Nutrição e Psicologia: o teleatendimento foi utilizado como ferramenta de grande importância nessas áreas, garantindo o suporte nutricional para os pacientes e suporte emocional as famílias e crianças portadoras de fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireiodismo congênito e deficiência de biotinidase, já em acompanhamento.
  • Serviço Social: além do uso do SMS, utiliza a ferramenta Rainbow para teleorientação das famílias no que se refere à coleta de exames confirmatórios em suas cidades de origem, e demais agendamentos, com o objetivo de evitar o descolamento.
  • Enfermagem: manteve a atuação para os casos que necessitam atendimento presencial e utilizando a ferramenta Rainbow continuou estabelecendo contato com os hospitais para informação e solicitação de novas coletas dos recém nascidos que mantiveram-se internados após o nascimento.

1.1.6) Projeto de Capacitação EAD para os Postos de Coleta: necessidade da implementação utilizando educação à distância para a capacitação periódica dos profissionais responsáveis pela coleta do Teste do Pezinho das Unidades Básicas de Saúde e Maternidades, ação até então realizada presencialmente.

1.1.7) Projeto “Teleatendimento no Serviço de Referência em Triagem Neonatal - CIPOI / UNICAMP - SAS BRASIL”: a ser implantado, com o objetivo de prover atendimento por telessaúde nas modalidades de telemonitoramento, teleorientação e teleconsultas para usuários do SUS assistidos pelo SRTN/CIPOI, assegurando o acesso à saúde especializada ao paciente crônico, com suporte médico, psicológico, nutricional e social.

Responsável pela iniciativa (*)
Dra Vitória R. P. Pinheiro
Departamento ou área de desenvolvimento da iniciativa
Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância - CIPOI