Setembro Azul
Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Setembro Azul

Salão Nobre FCM e CEPRE
pventura@unicamp.br

26/09/22

8h30 às 12h – Salão Nobre da FCM 

14h às 17h – Convívio Cepre

É necessário fazer inscrição para obtenção do certificado

As palestras e as atividades serão acessíveis em LIBRAS (Central TILS-UNICAMP)

8h30: Abertura

9h às 10h30: Palestra: Letramento e surdez

_______________________________________________________________________________Prof.ª Dr.ª Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora Associada do curso de Pedagogia de Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do grupo de pesquisa do CNPq: Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, tecnologias digitais na educação de surdos, ensino de português como segunda língua.

10h30: Lanche

11h às 12h: Palestra: A toponímia em Libras: pesquisa e ensino

________________________________________________________________________________________Prof. Dr. Alexandre Melo de Souza

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará e Educação de Surdos/Libras pela Faculdade Santo André, Mestre em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Linguística Aplicada/Libras. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Acre, em nível de Graduação e Pós-Graduação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à Linguística - especificamente, aos domínios da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa ESLIN (Educação de Surdos, Libras e Inclusão). Atua nas áreas de Descrição e Análise Linguística, Linguagem e ensino, Ensino de Gramática e Variação, Educação de Surdos, e Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais. Membro efetivo do G.T. de lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. Coordenador da Comissão Científica e Estratégica das Ciências do Léxico da ABRALIN. Membro da Academia Acreana de Letras - Cadeira nº 1.

14h às 16h30: Atividade Cultural: Oficina de Poesia Bilíngue e Sarau Sinaliza

____________________________________________________________________________________________________Coletivo Mão Dupla

ATIVIDADE CULTURAL: Unindo poesia oral e poesia do corpo, a oficina convida poetas surdos e ouvintes para explorar possibilidades de expressão poética, usando elementos das literaturas Surda e ouvinte.  Os participantes podem trazer poesias prontas a serem transformadas pela metodologia oferecida ou elaborarão novas poesias, de forma que, ao final, todas aconteçam nas línguas Português e Libras ao mesmo tempo, numa interação entre as identidades de participantes surdos e ouvintes. O Sinaliza busca fomentar a cultura do Slam Bilíngue (Libras-Português), refletir e reformular os lugares que ocupamos através da poesia sinalizada, ou seja, poesia expressa por corpos que falam Libras.  Neste Sarau, duplas formadas por poeta surdo e poeta ouvinte, incluindo membros do Coletivo Mão Dupla e participantes da Oficina de Poesia Bilíngue, apresentarão suas poesias e performances.

COLETIVO: Mão dupla é o trânsito entre língua de sinais e artes visuais. Somos um coletivo de artistas, surdos e ouvintes, que desenvolve pesquisa e prática artística através da visualidade. Temos o objetivo de propor encontros entre surdos e ouvintes, divulgar a Libras e as culturas surdas, cultivar a acessibilidade na cultura para além dos eixos centrais e estimular a produção artística de pessoas surdas. Realizamos diversas ações. Dentre elas, publicações, oficinas, murais, poesias e performances, Slam e rodas de conversa.
Em 2019 o projeto foi contemplado pelo edital Aluno-Artista do SAE- Unicamp e em 2020 realizou uma parceria com o projeto Ainda Algo Antes de Deitar, de Lucas Michelani, pelo Proac. Em 2021, participou da programação do Festival de Culturas Surdas do Itaú Cultural. Em 2022, o coletivo foi proponente da oficina Livreto de Dobras no MAM São Paulo; realizou uma parceria com o projeto Mostra Libras: Performances Visuais, pela Lei Aldir Blanc; participou com obras e performance na exposição Diagnóstico da Cigarra, de Rosilene Fontes, no Espaço Marco do Valle em Campinas; e integrou a programação do 16º Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas, com Oficina de Poesia Bilíngue e Sarau Sinaliza.

16h30: Lanche

Realização:

Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação ”Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP)

 

Organização:

Fga Dra Priscila Mara Ventura Amorim Silva CRFa 2-7396    

Professora Rosemeire Aparecida Antunes Desidério         

Professora Luciana Aguera Rosa