Palestra: O futuro dos estudos em biofilmes bacterianos
Entrar no espaço do participante/Enter participant space
Esqueceu sua senha?/Forgot your password?

arrow_back Palestra: O futuro dos estudos em biofilmes bacterianos

Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
r140189@g.unicamp.br

Tradicionalmente, apenas as bactérias e fungos planctônicos cultiváveis são estudados nos laboratórios de microbiologia clínica. Logo, a prevenção e tratamento das infecções têm foco em microorganismos planctônicos. Entretanto, nas últimas duas décadas, o conhecimento do modo de crescimento em biofilme dos microrganismos, acumulado na microbiologia ambiental, vem sendo cada vez mais valorizado na área da saúde por microbiologistas clínicos e infectologistas. Estima-se que a maioria das infecções crônicas seja causada pela formação de biofilme bacteriano. A fisiologia e a sensibilidade a antimicrobianos dos microrganismos formadores de biofilmes são completamente diferentes dos microrganismos planctônicos, mesmo em microrganismos da mesma espécie. Assim, a disseminação do conhecimento sobre biofilmes bacterianos com relevância para infecção em humanos é essencial para promover e melhorar a profilaxia e o tratamento dessas infecções.

Em face da importância do assunto para a área da saúde, o Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente traz um dos cientistas pioneiros no estudo de biofilmes em infecções humanas, o Professor Niels Høiby (foto), da Universidade de Copenhague, Dinamarca. Com um vasto currículo de quase 30 anos de pesquisa na área e uma experiência de 32 anos como chefe do Departamento de Microbiologia Clínica do Hospital da Universidade de Copenhague, Prof. Høiby foi o fundador do Grupo de Estudo de Biofilmes da Sociedade Européia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID), do qual é membro honorário, e atualmente é presidente do Grupo Dinamarquês de Estudos de Biofilmes, além de editor em vários periódicos da área de microbiologia e imunologia, como o International Journal of Antimicrobial Agents, Pathogens and Disease, Future Microbiology e Lancet Respiratory Medicine. Nesta palestra, o Prof. Høiby irá dissertar sobre a formação dos biofilmes bacterianos e seus aspectos mais importantes, com foco em infecções crônicas. Também discorrerá sobre o cenário atual e as perspectivas sobre o estudo, o diagnóstico e o tratamento de biofilmes, enfatizando a importância de uma abordagem multidisciplinar do assunto.

Público alvo: Profissionais e graduandos em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Medicina e Pós-graduandos na área de saúde.