Unicamp faz pesquisa sobre a saúde da população de Campinas

Até julho de 2014, a população de Campinas passa a receber a visita de entrevistadores do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles farão pesquisa sobre o estado de saúde da população dentro do projeto chamado ISACamp 2013/2014. Aproximadamente três mil pessoas divididas entre adolescentes, adultos e idosos serão entrevistadas no período de dezembro de 2013 a julho de 2014. Veja folder do ISACamp.

A visita dos entrevistadores será aleatória nos cinco distritos de saúde da região urbana de Campinas. Eles estarão identificados com crachá, uniforme e documentos sobre o projeto. As fotos dos entrevistadores também estarão disponíveis no site do CCAS. O questionário inclui tópicos sobre características demográficas e socioeconômicas, estado de saúde, morbidades, comportamentos relacionados à saúde, utilização de serviços de saúde e práticas preventivas. A entrevista dura de 40 minutos a 1h30, dependendo da faixa etária entrevistada. Os moradores serão convidados a participar da pesquisa.

Além de perguntas sobre diabetes, hipertensão, tabagismo e uso de medicamentos, entre várias outras questões já presentes na edição do ISaCamp de 2008/2009, a edição de 2013/2014 traz como novidade questões sobre saúde bucal, alergias, solidão, satisfação, capacidade funcional do idoso e qualidade do sono, que terá um módulo especial. Um mapeamento sobre renda e escolaridade também fará parte da pesquisa para averiguar o impacto social na saúde.

 “Campinas é uma das poucas cidades em que, a cada cinco anos, fazemos esse monitoramento. Com esses dados, poderemos comparar o que mudou na saúde da população, averiguar as disparidades sociais prevalentes, seus impactos no Sistema Único de Saúde e traçar ações públicas de saúde”, disse a coordenadora do CCAS Marilisa Berti de Azevedo Barros.

O ISACamp 2013/2014 é uma iniciativa da Unicamp. Essa edição do projeto tem o apoio da Fapesp. O primeiro ISACamp aconteceu entre 2001 e 2002 e o segundo aconteceu entre os anos de 2008 e 2009.