XXV edição do CoMAU celebra a interdisciplinaridade e o cuidado ao paciente

Enviado por Edimilson Montalti em Fri, 14/10/2016 - 09:30

De 7 a 9 de outubro aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o XXV Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), evento organizado pelos alunos do curso de Medicina. A abertura do evento teve a participação especial do neurocientista Miguel Nicolelis e o encerramento teve a participação também especial de Paulo Saldiva. Além disso, o XXV CoMAU contou com a apresentação de 37 trabalhos científicos divididos em quatro categorias: Básica, Saúde Coletiva, Cirurgia e Clínica.

De acordo com Christopher Cralcev, presidente do CoMAU, a interdisciplinaridade e o cuidado ao paciente norteou essa edição. “Trouxemos um conjunto de palestras que abordaram o tema de diversas formas. Essa é uma comemoração histórica dos 25 anos do CoMAU de produção e difusão do conhecimento na área de saúde de forma cada vez mais inclusiva e multidisciplinar”, disse Christopher.

O assessor acadêmico do XXV CoMAU, o médico e professor Egberto Turato, mandou mensagem à Comissão Organizadora por meio do professor Amilton dos Santos Júnior. Ele destacou o empenho na preparação do evento e disse que os estudantes juntaram trabalho e afeto em três dias concentrados para degustar ciência. “O CoMAU se torna ponto de convívio e assimilação de conhecimentos importantes da área científica da saúde”, leu Amilton a mensagem enviada por Egberto.

A coordenadora associada do curso de graduação em Medicina da FCM Joana Fróes Bragança Bastos ressaltou a maturidade da nova geração de alunos em consolidar o CoMAU. “Há 25 anos, nós plantamos uma semente. É um orgulho deixar esse legado e vê-lo estabelecido como uma tradição dentro da faculdade”, comentou Joana.

O médico e professor Lindemberg da Mota Silveira Filho relatou a todos os presentes na abertura do XXV CoMAU como foi ser um dos protagonistas do primeiro CoMAU e os desafios da época. “O CoMAU foi uma bandeira que serviu, sem dúvida, para criar o estímulo à iniciação científica e à pesquisa na FCM. Acho esse legado importante, mas precisamos hoje discutir qual é esse papel dentro da graduação do curso”, revelou Lindenberg.

Em sua palestra, Nicolelis disse que o conceito cérebro-máquica surgiu há 17 anos em seu laboratório como uma ferramenta para estudar o sistema nervoso na tentativa de desvendar os princípios fisiológicos dos circuitos neurais para a reabilitação e locomoção de pacientes paraplégicos. Com o passar dos anos, o conceito cresceu de tal forma que tornou o cientista brasileiro aclamado e reconhecido em todo o mundo.

“Nossos dados mostram que a interface cérebro-máquina é uma nova terapia de reabilitação que pode induzir, por meio da plasticidade cerebral, a recuperação de funções neurológicas parcialmente abaixo do nível da lesão medular – ou que até recentemente era considerado uma missão impossível. Isso nasceu aqui no Brasil e essa mensagem eu quero deixar para todos vocês”, revelou Nicolelis que após a palestra autografou o livro “Made in Macaíba”.

Prêmio Adolfo Lutz e Lopes de Faria

Para Bruna Augusto Martins, presidente do Diretório Científico Adolfo Lutz, é gratificante fomentar a pesquisa e a extensão e ter o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Ela destacou em sua fala a importância do prêmio Adolfo Lutz e do prêmio Lopes de Faria, além de parabenizar todos os inscritos. A entrega do prêmio foi no encerramento do XXV CoMAU, no dia 9 de dezembro. Veja a lista de trabalhos vencedores do XXV CoMAU que concorrem, agora, ao prêmio Lopes de Faria, concedido pela Comissão de Pesquisa da FCM.

Vencedores do XXVI Prêmio Adolfo Lutz

Categoria: Área Básica
Título: Participação dos sistemas endocanabinóide, endovanilóide e nitrérgico na substancia cinzenta periaquedutal dorsolateral de ratos na modulação da ansiedade.
Aluna: Priscila Alves Batista
Orientador: Francisco Silveira Guimarães

Categoria: Saúde Coletiva
Título: Violência: Rota crítica da violência na vida das reeducandas de uma penitenciária feminina no interior do estado de São Paulo.
Aluna: Vanessa Cristina Fanger
​Orientadora: Celene Aparecida Ferrari Audi

Categoria: Cirurgia
Título: Avaliação da utilização de instrumentais em um Centro Cirúrgico Ambulatorial
Aluna: Adriana Breves dos Santos
Orientadora: Ana Paula Boaventura

Categoria: Clínica Médica
Título: Avaliação de parâmetros de qualidade de vida e enfrentamento de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos na enfermaria do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): um estudo prospectivo e observacional.
Aluna: Líllian Gomes Bastos Fernandes
Orientadora: Carmen Silvia Passos Lima