campanha

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia se destina a fornecer a graduados de nível superior o conhecimento, a habilidade e a cultura necessárias para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa na área de Farmacologia. O Programa é oferecido a profissionais de saúde ou pesquisadores da área de Ciências Biológicas (farmacêuticos, bioquímicos, biólogos, médicos, biomédicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, nutricionistas e outros).

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Esdadual de Campinas (Unicamp) concentra cinco linhas de pesquisa que englobam as diferentes áreas da Farmacologia e propiciam uma interação com as outras áreas das ciências biológicas e naturais como Fisiologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Genética, Física e Química, permitindo assim a condução de projetos de pesquisa multidisciplinares. Ensaios analíticos, funcionais, bioquímicos e moleculares em animais de laboratório, cultura de células e/ou amostras oriundas de seres humanos e ensaios clínicos são os principais métodos envolvidos nas pesquisas desenvolvidas.

Neste sentido, a missão do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Unicamp visa:

1. estimular o desenvolvimento de ensino e pesquisa;
  2. estimular a interação dos pós-graduandos com as diferentes áreas da farmacologia e áreas afins;
  3. propiciar aos pós-graduandos e pós-doutorandos o acesso aos laboratórios dos Docentes vinculados ao Programa, de outros Programas de Pós-Graduação internos e externos à Unicamp, às facilities da Unicamp, aos equipamentos multiusuários e a laboratórios em instituições no exterior;
  4. propiciar aos pós-graduandos estágios em docência (mestrandos e doutorandos), coordenação de disciplinas da pós-graduação e orientação de alunos de iniciação científica (pós-doutorandos) e dos programas Ciências e Artes nas Férias e PIBIC-Ensino Médio (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos);
  5. propiciar aos pós-graduandos interface com a sociedade por meio de pesquisas voltadas ao atendimento ambulatorial e hospitalar, e por meio da participação do Programa em projetos com estudantes do ensino médio e e de graduação, como cursos de Verão e Inverno;
  6. incentivar a submissão, pelos pós-doutorandos, de projetos para captação de recursos nos editais oferecidos pela Unicamp (FAEPEX) ou bolsas de IC (PIBIC) e/ou agências de fomento (Programa Jovem Pesquisador da FAPESP, por exemplo).