Recomendações para usuários

GERAIS:

-  Procure sempre os serviços de atenção primária para acompanhar sua gravidez, fazer prevenção do câncer ginecológico e de mama e cuidar de sua hipertensão e diabetes.

- Sempre que for encaminhado ao especialista, retorne a sua equipe na atenção básica e comunique a opinião do especialista para que ele possa continuar tendo todos os elementos para cuidar de você. 

 

POR AGRAVO:

CÂNCER DE MAMA

- Converse com a equipe de saúde do posto sobre autocuidado em relação a saúde da sua mama, como fazer o autoexame das mamas e qualquer outra dúvida.

- Procure sempre o posto de saúde próximo da sua casa caso identifique alguma alteração na sua mama.

- Procure saber sobre ações de saúde como grupos e consultas especificas ligadas ao câncer de mama no posto de saúde ou comunidade onde mora.

- Se você é mulher na faixa etária de 50 a 69 anos, procure o posto de saúde para orientações referentes ao exame de mamografia para rastrear o câncer de mama.

- Caso esteja realizando seu tratamento para câncer de mama no serviço especializado converse com a equipe de saúde sobre como gostaria de dar seguimento as ações de cuidado. Sua opinião é de grande importância no processo de tratamento. Não esqueça de manter informada a equipe do posto de saúde pois ela poderá lhe ajudar em seu processo de cuidado.

 

GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

- Procure saber da existência de ofertas em atividades grupais relativas ao pré-natal no posto de saúde e na comunidade em que você mora .

- Converse com a equipe de saúde sobre como gostaria que fosse o seu parto e tentem construir juntos um Plano de Parto.

- Visite a maternidade em que vai realizar seu parto para se familiarizar com o trajeto e ambiente.

- Se estiver acompanhando a Gestação de Alto Risco no serviço especializado, mantenha sua equipe da atenção primária informada sobre o andamento do seu tratamento. Ela sempre poderá ajudá-la e cuidará de você conhecendo melhor sua realidade. 

 

HIPERTENSÃO ARTERIAL GRAVE

- Sempre que for à sua consulta para cuidar da HAS, solicite a medição de sua pressão para ajudar no seu controle. 

- Se você nunca fez, é importante realizar um ECG e um RX Simples de Tórax. Caso não haja complicações cardíacas e você tiver uma HAS leve, o melhor médico para cuidar de você é o da atenção primária. 

-  Verifique quais oportunidades a sua unidade oferece de atividades que o ajude a melhorar sua dieta e movimentação. Acredite, essas mudanças de hábitos fazem muita diferença para ajudar no controle da HAS e é muito difícil fazê-las sozinho. 

- Se estiver acompanhando sua HAS com o cardiologista, não deixe de procurar sua equipe da atenção primária e comunique o andamento do seu tratamento. Ela sempre poderá ajudá-lo e cuidará de você conhecendo melhor sua realidade.  

- Não fique na fila esperando ser cuidado, mesmo enquanto espera uma consulta com o especialista, seu médico da atenção primária poderá lhe ajudar a gerenciar sua doença e seus medicamentos.

- Nunca hesite em procurar os serviços de saúde caso tenha sintomas graves que lhe preocupam, O AVC (Derrame) e o IAM (Infarto) são importantes complicações da HAS. Algum tipo de paralisia da fala ou de algum membro, forte dor no peito do lado esquerdo com formigamento no braço são sinais que não podem esperar.

   

TRANSTORNO MENTAL GRAVE

- Assuma um papel ativo na tomada de decisões quanto ao tratamento recebido, e mantenha um senso de esperança, acreditando na possibilidade de se envolver em atividades significativas, expandindo e ocupando um papel social
relevante.

- Compreenda que o uso de drogas psiquiátricas pode ajudar a lidar com o sofrimento mental, porém não garantem avanço na recuperação sem mudanças significativas na maneira como vivemos e como compreendemos nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

- Discuta o uso de drogas psiquiátricas com psiquiatras, familiares e outros terapeutas envolvidos no tratamento, de preferência em grupo para que a opinião de todos possa ser ouvida e considerada. 

- Procure um profissional em que tenha afinidade e confiança para se abrir também quando estiver em momentos mais tranquilos. Também é importante fazer esse compartilhamento de experiências entre amigos e familiares ou outro grupo de pessoas que seja de confiança.