Bases em Saúde (SBE)

ATENÇÃO:

TODOS OS ACESSOS ELETRÔNICOS ASSINADO PELA CAPES MUDARAM A FORMA DE ACESSO, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL ACESSAR PELO LINK DIRETO. CASO ALGUM RECURSO ESTEJA BLOQUEADO, ACESSE O PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES PARA CONECTAR. VEJA  A EXPLICAÇÃO SOBRE PRIMAL PICTURE AQUI, O PROCEDIMENTO É O MESMO PARA TODOS OS OUTROS RECURSOS.

VEJA  AQUI A NOTÍCIA SOBRE A MUDANÇA NA POLÍTICA DE ACESSO.

Para realização de uma Revisão Sistemática com Metanálise o pesquisador terá que pesquisar no maior número  de Base de Dados disponível. Destacamos aqui todas aquelas relevantes.

 

DESCRITORES EM SAÚDE

x

Descritores em Ciências da Saúde é um vocabulário controlado, estruturado e
trilíngue  utilizado  na  indexação  de  artigos  de   revistas   científicas,   livros,
anais  e  congressos,  relatórios  técnicos,  e  outros tipos de materiais, assim
como  para ser usado  na  pesquisa  e  recuperação de assuntos da literatura,
científica

x

Medical Subject Headings é um vocabulário controlado da National Library of Medicine (NLM) utilizado para indexação de artigos para o PubMed.

 

PORTAIS DE PESQUISA EM SAÚDE (ACESSO PÚBLICO)

x

O Portal Regional da BVS é a integração de diversas fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe. Desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol), permite a realização de buscas simples e avançada com recursos de filtros, exportação de resultados e interoperação com o DeCS/MeSH.
Reúne 12 bases de dados da área de saúde: LILACS, MEDLINE, ADOLEC, BBO, BDENF, HISA, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA, OPAS, WHOLIS e DESASTRES.

x

O PubMed é um portal  da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos que inclui referências da base Medline e outros jornais ligados às ciências biológicas de artigos biomédicos.

 

BIBLIOTECA DIGITAL

x A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que disponibiliza diversas coleções de periódicos científicos e livros em diversas áreas do conhecimento, incluindo a área da Saúde. Participam atualmente na rede SciELO: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Venezuela; preparam a participação: Bolívia, Paraguai e Uruguai.

 

FONTE DE EVIDÊNCIAS SECUNDÁRIAS

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

A Cochrane Library é uma coleção de seis bancos de dados em Saúde Baseada em Evidências, com revisões sistemáticas que auxiliam na tomada de decisões em saúde.

x

(Acesso via VPN)

Ferramenta clínica que disponibiliza informação atualizada para todas as especialidades médicas e cirúrgicas. Conteúdo disponibilizado pela Elsevier em e-books, periódicos, descrições de medicamentos, imagens e vídeos de procedimentos médicos disponíveis para download.

x

(Acesso via VPN)

É uma fonte de informação que contém revisões sistemáticas de Medicina Baseada em Evidências. É um recurso de informação em saúde direcionado ao profissional médico com o propósito de responder dúvidas clínicas que surgem ao longo da prática diária, auxiliando na tomada de decisão.

x
(Acesso via VPN)

Sistema de suporte à decisão clínica para os profissionais da área da saúde com informações baseadas em evidências sobre medicamentos, interações medicamentosas, compatibilidade intravenosa, medicamentos para neonatologia e pediatria, toxicologia e acidentes químicos, nomenclatura, risco reprodutivo e ferramentas de apoio.

 

FONTES DE EVIDÊNCIAS PRIMÁRIAS

Medline via Ovid

x
(Assinatura CAPES)
(Acesso via VPN)

É uma base de dados de acesso público da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (US National Library of Medicine's - NLM). Contém referências de artigos de revistas e jornais científicos, livros em biomedicina e também das áreas de enfermagem, veterinária, farmacologia, odontologia, entre outros, desde 1946 até a presente data, com atualização semanal. Acesso através do Portal de Periódicos CAPES.

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

É uma base de dados direcionada para a pesquisa biomédica e Medicina Baseada em Evidências. Possui também informações sobre drogas e tratamento de doenças, que auxiliam as áreas biomédica e farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes. As referências são indexadas com o Thesaurus Emtree, que engloba também as nomenclaturas MeSH.

x

É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

É uma base de dados multidisciplinar com atualizações diárias e seu conteúdo possui resumos, referências e índices da literatura científica, técnica e médica (STM) e contém registros relevantes para a pesquisa científica entre artigos, trabalhos apresentados em eventos, livros (e-books), patentes e outros. Inclui citações e links para o fulltext. Reúne aproximadamente 23.000 periódicos revisados por pares, dos quais são de acesso aberto completo e Articles-in-Press (ou seja, que foram aceitos para publicação) de mais de 5.000 editoras internacionais. Seu conteúdo é indexado utilizando os vocabulários controlados para a definição das palavras-chave e/ou descritores. Cobre 100% o conteúdo da literatura indexada no Medline.

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

É uma base de dados da EBSCO que indexa documentos acadêmicos direcionados a área da Enfermagem e outros profissionais da saúde, com conteúdo dos títulos publicados desde 1937. Fornece o texto completo de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações em enfermagem, artigos de anais de eventos e materiais audiovisuais.

(Acesse via: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez88.periodicos.capes.gov.br/)

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

Serviço que dá acesso aos conteúdos provenientes das coleções PsycArticles, PsycBOOKS e PsycInfo do American Psychological Association

x

(Assinatura CAPES)

(Acesso via VPN)

Base de dados multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram.  As coleções indexadas na Web of Science: Science Citation Index; Social Sciences Citation Index; Arts & Humanities Citation Index; Conference Proceedings Citation Index (science e Sociel Science & Humanities, Emerging Sources Citation Index, Derwent Innovations Index, Russian Science Citation Index e Scielo Citation Index.

x

Physiotherapy Evidence Database - PEDro é uma base de dados com referências detalhadas, resumos e link para o texto completo (quando disponível) que indexa mais de 25 mil ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e diretrizes de práticas clínicas em Fisioterapia. PEDro é produzida pelo Centre for Evidence-Based Physiotherapy em The George Institute for Global Health.

x

(Acesso via VPN)

O ProQuest Central é multidisciplinar e reúne bases de dados completas das principais áreas temáticas, incluindo Saúde e Medicina. Fornece o texto completo de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações, trabalhos apresentado em eventos, materiais audiovisuais e outras fontes.

x

OTseeker é uma base de dados que contém resumos de revisões sistemáticas, ensaios controlados randomizados e outros recursos de pesquisa para intervenções de Terapia Ocupacional.

 

Sugestão de outras bases em Ciências da Saúde para revisão  sistemática:

CRD - Centre for Reviews and Dissemination

INATHA - International Network of Agencies for Health Technology Assessment

CADTH - Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health

Clinical Trial - US NIH - A service of the U.S. National Institutes of Health

MedWach - U.S. Food and Drug Administration

EMA - European Medicines Evaluation Agency

DAEN Adverse Event Notification - Australian Government - Department of Health Therapeutics Goods Administration

 

Para consultar todas as fontes de informação em Ciências da Saúde disponíveis na Unicamp clique aqui.