campanha

tp-pos

Oncologia

SOBRE O CURSO!

O programa “Oncologia” conta com uma única área de concentração: “Oncologia” e três linhas de pesquisa aplicada: “Epidemiologia, Processos Patológicos e Prevenção do Câncer”; “Oncologia Clínica e Cirúrgica” e “Diagnóstico e Suporte ao Paciente Oncológico”, que abrangem os principais temas relacionados ao cuidado ao paciente oncológico, como assistência médica, exames diagnósticos e tratamento radioterápico, farmácia clínica e farmacoeconomia, cuidado nutricional, oncogenética, reabilitação de funcões vitais, assistência odontológica, saúde mental e cuidados na terminalidade.

O programa “Assistência ao Paciente Oncológico” conta com docentes/orientadores que atuam na atenção ao paciente oncológico.

São oferecidas 20 vagas por ano e o curso terá duração de um a dois anos. 

A formação teórico prática do aluno será fornecida na forma de três disciplinas gerais: “Metodologia de investigação científica”; “Bioestatística aplicada à pesquisa” e “Cuidado integral ao paciente oncológico”.

A formação teórico prática do aluno será também fornecida por disciplinas específicas de sua área específica de atuação, a serem escolhidas pelo aluno junto com o orientador. O aluno deverá cumprir 24 créditos em atividades teórico prática.

Um projeto de pesquisa será desenvolvido pelo aluno com supervisão do orientador e os resultados serão preparados como dissertação de mestrado, que terá defesa pública com avaliação por membros de banca composta por doutores - profissionais com reconhecida experiência na área de inserção do projeto. Os resultados do projeto poderão ser publicados como manuscrito, diretriz de conduta, patente, aplicativos de materiais didáticos.

Esperamos ao término de dois anos os profissionais de áreas diversas, como médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, geneticistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, odontologistas, psicólogos, psiquiatras, cientistas sociais, adquiram formação científica e prática para atuar na assistência ao paciente oncológico em instituições da Oncorede de Campinas.

Estrutura do curso em cada linha de pesquisa:

A partir do catálogo de 2024, o aluno deverá cursar três disciplinas obrigatórias (“Cuidado integral ao paciente oncológico”, “Metodologia de investigação científica” e  “Bioestatística aplicada à pesquisa”) totalizando 12 créditos, e cursar outras disciplinas específicas (optativas) no total de 4 créditos, totalizando 16 créditos.

Deverá também desenvolver o seu projeto de mestrado e preparar os resultados para defesa pública ao término do programa.

Requisitos para obtenção do título:

Cumprir o total de 16 créditos conforme especificado na integralização e obter o coeficiente de rendimento 2,5 a partir do primeiro semestre cursado.

Ser aprovado em exame de qualificação e na defesa da dissertação do mestrado

 

Regulamento do Programa - clique aqui