Bases em Saúde (SBE)

ATENÇÃO:

TODOS OS ACESSOS ELETRÔNICOS ASSINADO PELA CAPES MUDARAM A FORMA DE ACESSO, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL ACESSAR PELO LINK DIRETO. CASO ALGUM RECURSO ESTEJA BLOQUEADO, ACESSE O PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES PARA CONECTAR. VEJA A EXPLICAÇÃO SOBRE PRIMAL PICTURE AQUI, O PROCEDIMENTO É O MESMO PARA TODOS OS OUTROS RECURSOS.

VEJA AQUI A NOTÍCIA SOBRE A MUDANÇA NA POLÍTICA DE ACESSO.

Para realização de uma Revisão Sistemática com Metanálise o pesquisador terá que pesquisar no maior número  de Base de Dados disponível. Destacamos aqui todas aquelas relevantes.

 

 

DESCRITORES EM SAÚDE

Descritores em Ciências da Saúde é um vocabulário controlado, estruturado e
trilíngue  utilizado  na  indexação  de  artigos  de   revistas   científicas,   livros,
anais  e  congressos,  relatórios  técnicos,  e  outros tipos de materiais, assim
como  para ser usado  na  pesquisa  e  recuperação de assuntos da literatura,
científica

Medical Subject Headings é um vocabulário controlado da National Library of Medicine (NLM) utilizado para indexação de artigos para o PubMed.

 

PORTAIS DE PESQUISA EM SAÚDE (ACESSO PÚBLICO)

O Portal Regional da BVS é a integração de diversas fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe. Desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol), permite a realização de buscas simples e avançada com recursos de filtros, exportação de resultados e interoperação com o DeCS/MeSH.
Reúne 12 bases de dados da área de saúde: LILACS, MEDLINE, ADOLEC, BBO, BDENF, HISA, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA, OPAS, WHOLIS e DESASTRES.

O PubMed é um portal  da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos que inclui referências da base Medline e outros jornais ligados às ciências biológicas de artigos biomédicos.

 

BIBLIOTECA DIGITAL

SciELO - Scientific Electronic Library Online A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que disponibiliza diversas coleções de periódicos científicos e livros em diversas áreas do conhecimento, incluindo a área da Saúde. Participam atualmente na rede SciELO: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Venezuela; preparam a participação: Bolívia, Paraguai e Uruguai.

 

FONTE DE EVIDÊNCIAS SECUNDÁRIAS

(Assinatura CAPES)

A Cochrane Library é uma coleção de seis bancos de dados em Saúde Baseada em Evidências, com revisões sistemáticas que auxiliam na tomada de decisões em saúde.

Ferramenta clínica que disponibiliza informação atualizada para todas as especialidades médicas e cirúrgicas. Conteúdo disponibilizado pela Elsevier em e-books, periódicos, descrições de medicamentos, imagens e vídeos de procedimentos médicos disponíveis para download.

É uma fonte de informação que contém revisões sistemáticas de Medicina Baseada em Evidências. É um recurso de informação em saúde direcionado ao profissional médico com o propósito de responder dúvidas clínicas que surgem ao longo da prática diária, auxiliando na tomada de decisão.

 

FONTES DE EVIDÊNCIAS PRIMÁRIAS

Medline via Ovid

É uma base de dados de acesso público da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (US National Library of Medicine's - NLM). Contém referências de artigos de revistas e jornais científicos, livros em biomedicina e também das áreas de enfermagem, veterinária, farmacologia, odontologia, entre outros, desde 1946 até a presente data, com atualização semanal. Acesso através do Portal de Periódicos CAPES.

É uma base de dados direcionada para a pesquisa biomédica e Medicina Baseada em Evidências. Possui também informações sobre drogas e tratamento de doenças, que auxiliam as áreas biomédica e farmacêutica no desenvolvimento de novos medicamentos e a descoberta de novas aplicações para drogas existentes. As referências são indexadas com o Thesaurus Emtree, que engloba também as nomenclaturas MeSH.

É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe

(Assinatura CAPES)

É uma base de dados multidisciplinar com atualizações diárias e seu conteúdo possui resumos, referências e índices da literatura científica, técnica e médica (STM) e contém registros relevantes para a pesquisa científica entre artigos, trabalhos apresentados em eventos, livros (e-books), patentes e outros. Inclui citações e links para o fulltext. Reúne aproximadamente 23.000 periódicos revisados por pares, dos quais são de acesso aberto completo e Articles-in-Press (ou seja, que foram aceitos para publicação) de mais de 5.000 editoras internacionais. Seu conteúdo é indexado utilizando os vocabulários controlados para a definição das palavras-chave e/ou descritores. Cobre 100% o conteúdo da literatura indexada no Medline.

(Assinatura CAPES)

É uma base de dados da EBSCO que indexa documentos acadêmicos direcionados a área da Enfermagem e outros profissionais da saúde, com conteúdo dos títulos publicados desde 1937. Fornece o texto completo de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, dissertações em enfermagem, artigos de anais de eventos e materiais audiovisuais.

(Acesse via: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez88.periodicos.capes.gov.br/)

(Assinatura CAPES)

Serviço que dá acesso aos conteúdos provenientes das coleções PsycArticles, PsycBOOKS e PsycInfo do American Psychological Association

(Assinatura CAPES)

Base de dados multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram.  As coleções indexadas na Web of Science: Science Citation Index; Social Sciences Citation Index; Arts & Humanities Citation Index; Conference Proceedings Citation Index (science e Sociel Science & Humanities, Emerging Sources Citation Index, Derwent Innovations Index, Russian Science Citation Index e Scielo Citation Index.

Physiotherapy Evidence Database - PEDro é uma base de dados com referências detalhadas, resumos e link para o texto completo (quando disponível) que indexa mais de 25 mil ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e diretrizes de práticas clínicas em Fisioterapia. PEDro é produzida pelo Centre for Evidence-Based Physiotherapy em The George Institute for Global Health.

  O ProQuest Central é multidisciplinar e reúne bases de dados completas das principais áreas temáticas, incluindo Saúde e Medicina. Fornece o texto completo de artigos de periódicos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações, trabalhos apresentado em eventos, materiais audiovisuais e outras fontes.

OTseeker é uma base de dados que contém resumos de revisões sistemáticas, ensaios controlados randomizados e outros recursos de pesquisa para intervenções de Terapia Ocupacional.

 

Sugestão de outras bases em Ciências da Saúde para revisão  sistemática:

CRD - Centre for Reviews and Dissemination

INATHA - International Network of Agencies for Health Technology Assessment

CADTH - Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health

Clinical Trial - US NIH - A service of the U.S. National Institutes of Health

MedWach - U.S. Food and Drug Administration

EMAEuropean Medicines Evaluation Agency

DAEN Adverse Event Notification - Australian Government - Department of Health Therapeutics Goods Administration

 

Para consultar todas as fontes de informação em Ciências da Saúde disponíveis na Unicamp clique aqui.