x
Mario José Abdalla Saad

Coordenador:

Mario José Abdalla Saad  x

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro (1979), residência em Clínica Médica e Endocrinologia (1980-1982), mestrado (1982-1985) e doutorado (1985-1988) em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado na Harvard University (1990-1992). Professor do Departamento de Clínica Médica da FCM desde 1986, onde realizou os concursos de livre-docência (1996) e Professor Titular (2003). Coordena o laboratório de pesquisa em obesidade e diabetes do mesmo departamento, tendo como linha de pesquisa, nos últimos 28 anos, mecanismos moleculares de resistência à insulina. Orientou 73 alunos de IC, 24 de mestrado, 33 de doutorado e 18 pós-doutores. Foi coordenador da subcomissão de pós-graduação em Clínica Médica no período de 1994 a 1996, coordenador da Comissão de Pós-Graduação de 1996 a 1998 e diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de 1998 a 2002, e no segundo mandato de 2010 a 2014. foi também representante docente no Conselho Universitário da Unicamp (Consu) no período de 2002 a 2008 e de 2014 a 2016. Representante de São Paulo, eleito, junto ao Conselho Federal de Medicina – CFM (1998-2004). No período de maio de 2009 a junho de 2010 foi diretor pro-tempore da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP do campus de Limeira. Foi coordenador adjunto da FAPESP de 2005 a 2016, e coordenador do comitê de saúde do CNPq de 2003 a 2005. É atualmente membro do conselho editorial de duas revistas internacionais (Metabolism e American Journal of Physiology). Publicou cerca de 300 artigos em revistas internacionais, que no Google Scholar foram citados mais de 21.000 vezes. Laureado “Comendador” com a ordem do mérito científico pela Presidência da República em 2008, é pesquisador 1A do CNPq desde 1996, e membro da Academia de Brasileira de Ciências desde 2007.

 

x
Alexandre Gabarra de Oliveira

Vice:

Alexandre Gabarra de Oliveira

Possui graduação em Educação Física (2003) e doutorado em Clínica Médica, área de concentração Ciências Básicas (2012). Pós-doutorado (2014) no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor das disciplinas “Fisiologia dos Sistemas Humanos” e “Nutrição e Educação Física” do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias IB-UNESP. Realiza pesquisas com relação a resistência à insulina, obesidade, doenças correlatas com ênfase no papel terapêutico do exercício físico. Tem experiência na área de biologia molecular, metabolismo, bioquímica, fisiologia e fisiologia do exercício. Atualmente é coordenador do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias IB-UNESP (Fonte: Currículo Lattes

 

Demais membros

 

x
Marcelo Alves da Silva Mori

Marcelo Alves da Silva Mori

Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Adquiriu título de doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2007), com estágio no instituto Max-Delbrück for Molecular Medicine (Berlim, Alemanha). Pós-doutorado pela Joslin Diabetes Center/Harvard Medical School (Boston, EUA). Em 2011, foi contratado pelo Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo para exercer o cargo de Professor Adjunto e Pesquisador. Em 2016, assumiu cargo de Professor Doutor em Biologia do Envelhecimento no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente na investigação dos mecanismos moleculares associados à Síndrome Metabólica e ao processo de envelhecimento. É atual chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Bruno de Melo Carvalho
Bruno de Melo Carvalho

Bruno de Melo Carvalho

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2006, concluiu o doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP) pelo programa de Fisiopatologia Médica (Capes - 7) em 2012. Realizou pós-doutorado na FCM-UNICAMP, desenvolvendo pesquisas na área de metabolismo, com ênfase em resistência à insulina, obesidade e diabetes e suas correlações com a microbiota intestinal e o sistema imunológico, utilizando técnicas de biologia molecular e análise de vias de sinalização celular. É professor associado da disciplina de Fisiologia no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), do Programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada do ICB-UPE e do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da FCM-UPE. Também é coordenador do Programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada do ICB-UPE. Atualmente é coordenador geral de inovação da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) da Universidade de Pernambuco (UPE). (Fonte: Currículo Lattes)

 

 

 

x
Patrícia de Oliveira Prada

Patrícia de Oliveira Prada

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialização na Área de Nutrição na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Residência em Nutrição no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Rio de Janeiro). Realizou Doutorado Direto em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado (2002-2006) no Laboratório de Investigação Clínica em Resistência à Insulina na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-Doutorado (2006-2009) na Divisão de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo no Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), Harvard Medical School em Boston. Atualmente, é professora Livre Docente (MS-5) do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP no Campus de Limeira, São Paulo, na qual coordena o Laboratório de Investigação Molecular em Obesidade (LabIMO). Sua linha de pesquisa versa sobre a identificação e compreensão dos mecanismos fisiológicos, fisiopatológicos e moleculares que controlam a ingestão alimentar. Nessa linha, possui publicações internacionais que identificaram proteínas sinalizadoras no hipotálamo e sistema de recompensa que participam do controle da ingestão alimentar, contribuindo para a gênese da obesidade. Possui publicações internacionais demonstrando a importância da microbiota intestinal na regulação do peso corporal e ingestão alimentar. Possui Projetos de Pesquisa que investigam possíveis mecanismos fisiopatológicos e moleculares envolvidos na regulação da ingestão alimentar frente a desafios ambientais, tais como, consumo de dietas muito palatáveis (dieta de cafeteria) e exposição à poluição atmosférica.

 

Pesquisadores Participantes

Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp

José Antônio Rocha Gontijo
Edson Antunes
Heitor Moreno Junior
Andrei Carvalho Sposito
José Carlos Pareja
Claudio Saddy Rodrigues Coy
Andrey dos Santos
Dioze Guadagnini
Heloisa Balan Assalin
Bruno Geloneze
Guilherme Zweig Rocha
Maria Candida Ribeiro Parisi
Daniéla Oliveira Magro

Faculdade de Enfermagem – Unicamp

Maria Helena de Melo Lima

Instituto de Biologia – Unicamp

Marco Aurélio Ramirez Vinolo
Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira

Faculdade de Cências Aplicadas FCA – Unicamp/Limeira

Ana Carolina Junqueira Vasques
Leandro Pereira de Moura
Eduardo Rochete Ropelle
José Rodrigo Pauli

Universidade de São Paulo – USP

Carla Roberta de Oliveira Carvalho

Universidade Federal de São Paulo

Ana Paula Lemes
Dayane Batista Tada

Universidade Estadual de Feira de Santana

Ana Mayra de Oliveira

Universidade Estadual de Pernambuco

Bruno de Melo Carvalho

Universidade Federal do Ceará

Renan Montenegro Jr

Universidade do Estado do Pará

Fernando de Souza Flexa Ribeiro Filho