Autores:
Letícia Rafaela Aristeu de Queiroz
INTRODUÇÃO: A divulgação científica é uma prática que objetiva democratizar o conhecimento através da transposição do conteúdo expresso em linguagem científica para uma comunicação acessível ao público. O acesso ao conhecimento não possui somente fins educacionais mas também cívicos, visto que, as informações que o sujeito conhece, embasam o pensamento crítico e ampliam a consciência acerca de questões sociais. Assim, aproximar a população da ciência é promover o bem-estar coletivo, viabilizando a discussão acerca de pautas de interesse público e possibilitando o exercício da cidadania. Na área da saúde, a importância de estar conectado ao público transcende os muros acadêmicos, pois em suas atividades práticas os profissionais têm a necessidade de compartilhar informações de forma acessível para os pacientes, visando uma comunicação efetiva. Na fonoaudiologia, o profissional deve compreender as nuances da linguagem tanto como forma de expressão, quanto ferramenta para construção da cidadania, abrangendo não somente a esfera individual, mas também coletiva. Refletir sobre as formas de popularização da ciência realizadas no âmbito acadêmico é uma maneira de contribuir com as discussões recentes sobre o papel da DV na formação universitária e, particularmente, no curso de Fonoaudiologia.
OBJETIVOS: Conhecer as percepções dos docentes de fonoaudiologia sobre o papel da DV no curso e discutir sobre as suas possíveis contribuições na formação do fonoaudiólogo.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou um questionário na modalidade virtual como instrumento de coleta de dados. O questionário intencionou promover a reflexão de um grupo de docentes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp sobre as experiências e percepções acerca da DV. Após a coleta de informações, os dados foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo. CAAE: 50634121000005404
RESULTADOS: Foram identificadas 3 categorias, na qual encontram-se os seguintes dados: (1) Contraponto entre disseminação científica e DV: Os docentes apresentaram uma ideia ampla acerca de práticas de DV, abrangendo tanto a comunidade acadêmica quanto o público geral; (2) Divulgação da fonoaudiologia: O aumento da visibilidade da profissão foi pontuado pelos docentes como uma necessidade a ser satisfeita também pela DV na fonoaudiologia; (3) Formação profissional e científica: As práticas de produção e divulgação científica durante a graduação foram citadas como fatores importantes para uma formação integral do estudante e para o avanço da ciência.
CONCLUSÃO: Para os participantes da pesquisa, o conceito de DV engloba tanto as ações de comunicação típicas do ambiente acadêmico como aquelas dirigidas ao público mais amplo. O impacto que a prática de DV pode ter para o estudante durante o curso é de caráter formativo e informativo, criando vias que possibilitam o crescimento do aluno e beneficiam a sociedade, que passa a ter mais acesso aos conhecimentos da ciência. A divulgação da profissão pode permitir o acesso de mais pessoas ao conhecimento acerca da fonoaudiologia e das suas áreas de atuação, favorecendo a participação da área em diversos tipos de ações, de promoção, prevenção e intervenção clínica e no âmbito da pesquisa científica.
PALAVRA-CHAVE: Divulgação Científica, Formação em Fonoaudiologia, Democratização do Conhecimento
ÁREA: Interdisciplinar
NÍVEL: Graduação
FINANCIAMENTO: CNPq
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Núcleo de Tecnologia da Informação - FCM