campanha

PLANES

Foi aprovado na 9ª Reunião Ordinária da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, realizada em 24/11/2023 o Planejamento Estratégico (PLANES) do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPG-Farmacologia) que faz parte do ciclo de planejamentos estratégicos da Coordenadoria de Pós-Graduação da FCM.

A realização de planejamentos estratégicos nos programas de pós-graduação reforça o compromisso da pós-graduação com o desenvolvimento da Faculdade e atende a recomendação das avaliações quadrienais CAPES que vem estimulando que os programas de pós-graduação façam seus planejamentos estratégicos como forma de provocar discussões, tais como: a construção de uma formação de recurso humano qualificado; a definição da missão/vocação do PPG e se está conseguindo cumprir; a definição de que egresso queremos formar; os critérios de credenciamento de docentes, colaboradores e outros junto ao PPG; como o planejamento estratégico do PPG conversa com os planejamentos da Unicamp e da FCM; dentre outros.

A elaboração do PPG-Farmacologia contou com a participação da Diretoria da FCM, da Coordenadoria de Pós-Graduação, docentes, discentes e egressos. Contou também, com a participação da Profa. Dra. Letícia Veras Costa Lotufo, Professora Titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e Coordenadora da área de Ciências Biológicas II (CBII) da CAPES, que em explanou, entre outros assuntos, sobre missão/vocação e que o Planejamento Estratégico deve responder “Onde a gente está se propondo em conseguir impacto do programa em 2025-2028?”. Ressaltando que é o impacto de cada PPG que permite a avaliação da sua vocação diferenciada, e apresentou o quadro com os tipos de impacto que podem ser percebidos por meio das fichas de avaliação CAPES.

planes

Após reflexões, o PPG-Farmacologia definiu seis objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas Sociedade, Processo e Gestão, para cada um dos objetivos foram propostos projetos para alcança-los, bem com indicadores de acompanhamento da execução dos projetos. Assim sendo, o PLANES será um instrumento importante e norteador para que o PPG-Farmacologia supere os desafios do próximo triênio.

Planejamento Estratégico - PPG-Farmacologia - 2023-2026