Programa de Estágio Docente

 

Sobre o programa

O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.

É um programa da Universidade Estadual de Campinas que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES e demais interessados matriculados nos cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado da Unicamp. O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.


Leia mais:

Estágio Docente (PRPG)

Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018 - Altera a redação da Resolução GR-019/2014, de 27/05/2014, que reestrutura o Programa de Estágio Docente.

Portaria CAPES nº 34, de 30 de maio de 2006 (Art. 22) - Importante leitura para bolsistas de doutorado dos programas de pós-graduação PROEX (notas 6 e 7, na FCM: Fisiopatologia Médica e Tocoginecologia)

Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010 (Art. 18) - Importante leitura para bolsistas de doutorado dos  programas de pós-graduação com Programa de Demanda Social (notas 4 e 5, na FCM: Ciências da Cirurgia; Ciências Médicas; Clínica Médica; Farmacologia; Gerontologia; Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; e Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação)


Projeto de participação - PED/FCM

De acordo com artigo 10º da Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018, "o Projeto de Participação das Unidades de Ensino e Pesquisa no PED, e seus respectivos cursos, deverá conter: a) requisitos para participação e procedimentos para inscrição e seleção dos candidatos; b) definição do número de vagas solicitadas e das respectivas disciplinas; c) definição das atividades a serem desenvolvidas pelos discentes; d) definição das funções e responsabilidades dos docentes supervisores do estágio".

Leia o Projeto de Participação - PED/FCM


Comissão da Unidade de Ensino e Pesquisa - PED/FCM

De acordo com artigo 10º da Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018, "a comissão da Unidade de Ensino e Pesquisa deve ser constituída por representantes da Graduação, Pós-Graduação e representantes discentes da pós-graduação".

Cláudia Vianna Maurer Morelli Coordenadora da Comissão de Pós-Graduação
Fábio Hüsemann Menezes Coordenador Associado do Curso de Graduação em Medicina
Christiane Marques do Couto Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
Bruno Alves Pereira Comissão de Pós-Graduação
Gustavo Teramatsu Comissão de Pós-Graduação
Gislaine Goulart dos Santos Comissão de Graduação em Medicina
Ronny Padilha Comissão de Graduação em Medicina
Elisângela Bernardino Sena Comissão de Graduação em Fonoaudiologia
Eleilange Alves Esteves de Quadros Comissão de Graduação em Fonoaudiologia
Cathana Freitas de Oliveira Representante discente titular
Aldair Weber Representante discente suplente

Comissão Avaliadora do PED na FCM

De acordo com artigo 4º da Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018,  "a Comissão Avaliadora do PED que será constituída por um representante docente de cada um dos Programas de Pós-Graduação, indicados pela Comissão de Pós-Graduação – CPG de cada uma das faculdades e institutos da Unicamp". A Comissão avaliadora avalia e aprova projetos, autorizam a participação dos discentes e avaliam as atividades desenvolvidas. 

Adriana Lia Friszman Laplane Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Carlos Roberto Silveira Correa Saúde Coletiva
Carmen Silvia Bertuzzo Genética Humana e Assistência ao Paciente Oncológico (Mestrado Profissional)
Denise Engelbrecht Zanzut Wittman Clínica Médica
Derli Conceição Munhoz Ciência Aplicada à Qualificação Médica (Mestrado Profissional)
Elaine Cristina de Ataíde Ciências da Cirurgia
Fernanda Garanhani de Castro Surita Tocoginecologia
Irene Gyongyver Heidemarie Lorand Metze Hemoterapia (Mestrado Profissional)
Luiz Claudio Martins Gerontologia
Patricia Moriel Ciências Médicas
Simone Appenzeller Fisiopatologia Médica e  Saúde da Criança e do Adolescente
Stephen Hyslop Farmacologia

Discentes do PED/FCM, por semestre

Ano  1º semestre 2º semestre
2018 PDF PDF
2017 PDF PDF
2016 PDF PDF
2015 PDF PDF
2014 PDF PDF
2013 PDF PDF
2012 PDF PDF
2011 PDF PDF
2010   PDF