campanha

tp-pos

Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado

Deliberação CONSU-A-003/2018 - Dispõe sobre o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) e dá outras providências.

 

Fluxo PPPD

Informações sobre o Programa 

Para ingresso no pós-doc é necessário seguir as orientações da página do programa.

Artigo 3º - Poderá ingressar no Programa Pesquisador de Pós-Doutorado: 
I – pesquisador com financiamento de bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente concedida por instituições externas ou pela Unicamp, nos termos do § 6º, mediante comprovação de Termo de Outorga assinado pela instituição correspondente; 
II – pesquisador com afastamento remunerado ou anuência de ingresso no Programa pela instituição de pesquisa e ensino, órgão público, empresa ou instituição privada com quem mantem vínculo funcional ou empregatício, mediante apresentação de:  
a) termo de ciência ou documento que comprove o vínculo funcional ou empregatício do pesquisador; e
b) autorização do afastamento remunerado para realização do pós-doutorado ou termo de anuência para sua realização, caso não haja afastamento;
III – pesquisador sem bolsa e sem financiamento específico para o pós-doutorado e que não se enquadre nos incisos anteriores.
§ 1º – A solicitação do interessado será submetida pela Direção da Unidade, Núcleo, Centro ou Órgão que desenvolva atividades de pesquisa para aprovação da respectiva Congregação ou instância equivalente, a partir de parecer circunstanciado, a critério da Unidade, tendo em vista o reconhecimento da qualificação acadêmica e o interesse institucional, iniciando-se o ingresso no programa com essa aprovação.
§ 2º – O Pesquisador de Pós-Doutorado na universidade será supervisionado por 1 (um) docente da Unicamp ou integrante da carreira de pesquisador (Pq) ou por servidor aposentado da Unicamp que integre o Programa de Professor Colaborador ou Pesquisador Colaborador ou de Pesquisador Visitante Convidado.

Para solicitar o ingresso, que é fluxo contínuo, basta apresentar a documentação do site de forma completa que iniciamos o trâmite (note que é necessário já possuir o título de doutor homologado, financiamento e projeto de pesquisa com plano de atividades definido).

Este ingresso é a forma como a Universidade institucionalizou o vínculo para pesquisadores de pós-doutorado, o que não tem relação direta com o pleito à bolsa de pós-doutorado dos programas de pós-graduação (PNPD/CAPES) - cuja seleção ocorre junto aos programas de pós-graduação da FCM.

O aluno que possui o título de doutor pode concorrer à bolsa de pós-doc que os programas de pós-graduação oferecem, desde que o supervisor seja credenciado no programa de interesse e exista seleção aberta para isto.
Os trâmites e exigências são específicos de cada um de nossos cursos, portanto esta dúvida deve ser esclarecida com cada secretaria de curso.

Caso tenha interesse em outras formas de financiamento de pós-doc, o pedido geralmente é realizado pelo supervisor diretamente às agências de fomento (FAPESP, CNPq, etc).

Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Vianna Maurer Morelli

Secretário: Bruno Alves Pereira

Dúvidas deverão ser esclarecidas através do e-mail: posdfcm@unicamp.br