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Orientações aos alunos


Para orientações sobre os procedimentos e documentos necessários para solicitar ajuda de custos, qualificações, defesas e outros acesse o site Documentos e Procedimentos


Todas as solicitações, exceto qualificações e defesas, devem ser feitas através do  "Formulário de Solicitações"


 

Algumas informações importantes para a vida acadêmica:

 

Prorrogação de prazo de integralização por ocorrência de parto:

Existe a possibilidade da prorrogação do prazo de defesa das alunas que tiverem bebê durante o curso por um semestre. Não se trata de licença ou seja, a aluna não se desliga do curso. Dentro do prazo máximo de 30 dias a contar da data de nascimento do bebê, a aluna (ou alguém em seu nome) deve preencher o pedido no "Formulário de Solicitações"


Trancamento:

O limite máximo de trancamentos de matrícula é de dois períodos letivos, consecutivos ou não. Porém, o tempo de integralização remanescente, no momento de cada solicitação, deve ser maior ou igual à duração da licença solicitada. O aluno deve realizar o procedimento online de Trancamento de Matrícula, por meio do portal e-DAC, nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar. A solicitação estará sujeita a concordância do Orientador e a aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação do curso. Veja mais sobre esse assunto na página da DAC.


Comprovante de matrícula:

A secretaria do programa não emite atestado de matrícula. O documento oficial que atesta o vínculo do aluno com a Universidade está disponível para acesso na página da DAC, no item "Serviços Acadêmicos". Lembre-se de, antes de emitir o documento, clicar na mensagem “Solicitar Nova Versão”. O documento possui certificação digital.


Histórico Escolar:

A secretaria do programa não emite Histórico Escolar. O documento está disponível para acesso na página da DAC, no item "Serviços Acadêmicos". O documento possui certificação digital. Lembre-se de, antes de emitir o documento, clicar na mensagem “Solicitar Histórico Atualizado”. O documento possui certificação digital.


Atestado de Matrícula e Histórico Escolar em inglês:

Atualmente a Unicamp não emite documentos na língua inglesa.

Em casos de estágios no exterior, pode ser necessário a apresentação do atestado de matrícula (enrollment certificate), que deverá ser providenciado da seguinte forma:

1. Solicite a emissão de atestado de matrícula ou histórico escolar atualizado online, nos Serviços Acadêmicos da Diretoria Acadêmica;

2. Envie o pedido de emissão do documento em inglês através do "Formulário de Solicitações" .

A secretaria do Programa enviará por e-mail o documento assinado eletronicamente.


Matrícula em Disciplinas e Alteração de Matrícula em Disciplinas:

A matrícula em disciplinas, a cada semestre, é de responsabilidade do aluno. Acompanhe sempre o calendário acadêmico para evitar esquecimentos. Em caso de erro, é possível fazer a Alteração de matrícula, também durante período específico, conforme calendário. Atente que, para ambos procedimentos são distintos, mas efetuados no mesmo local e-DAC .


Questões Éticas (SIGA):

A qualquer momento antes da qualificação, o aluno precisa enviar seu parecer do comitê de Ética pelo SIGA, para avaliação. Este procedimento é pré-requisito para a solicitação da qualificação. Neste link, você encontra o passo a passo de como proceder. Outras informações estão disponíveis na página da CPG.


Solicitação de Qualificação (SIGA):

A solicitação de qualificação deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 30 dias de antecedência da data agendada. É de responsabilidade de aluno/orientador encaminhar o convite (emitido pela secretaria) aos membros da banca, bem como buscar e reservar o local para realização. O trâmite acontece da seguinte forma:

  1. Aluno e orientador definem banca, horário e local para o exame,
  2. Aluno envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar o boneco mais completo possível,
  3. A coordenação do programa avalia e, estando ok, a secretaria aprova o pedido,
  4. O pedido segue para validação do orientador,
  5. Secretaria emite as cartas convite e envia para aluno/orientador, para que sejam encaminhadas à banca, juntamente com o boneco (que não precisa necessariamente ser o mesmo boneco anexado no SIGA, pode ser uma versão mais atualizada). Recomenda-se que o convite e o boneco sejam entregues impressos.

Terminado o exame, os documentos assinados devem ser entregues na secretaria da CPG, para assinatura da coordenação geral. Assim que assinado, a secretaria realiza o upload dos documentos no SIGA e libera o sistema para que o aluno possa enviar seu pedido de defesa.

Importante: devido ao tempo necessário para coletar as assinaturas, realizar o upload e liberar o sistema (que não é automático) orientamos que, entre a data da qualificação e a defesa haja um intervalo mínimo de 65 dias (o pedido de defesa requer uma antecedência de 60 dias).

Mais informações, você encontra no menu lateral, opção "Instruções e procedimentos para Qualificação e Defesa".


Como montar minha banca de Qualificação?

A Comissão Julgadora do exame de qualificação deverá ser composta por três professores titulares e um suplente (um orientador do programa + dois professores titulares + um suplente), portadores de, no mínimo, o título de Doutor. O Orientador do programa é o presidente da banca. Não é obrigatória a presença de membro externo à Universidade.

Veja as orientações completas aqui .

Importante: só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão, conforme Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca. Na página da CPG você encontra mais informações sobre os procedimentos para qualificação.


Solicitação de Defesa (SIGA):

A solicitação de defesa deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 60 dias de antecedência da data agendada. É de responsabilidade de aluno/orientador encaminhar o convite (emitido pela secretaria) aos membros da banca, bem como buscar e reservar o local para realização. O trâmite acontece da seguinte forma:

  1. Aluno e orientador definem banca, horário e local para a defesa,
  2. Aluno envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar a dissertação/tese (neste momento, não precisa ser necessariamente a versão final, porém, deve estar próxima disso e já com o(s) comprovantes de submissão do(s) artigo(s),
  3. Aluno envia por e-mail (ou pelo link "deseja enviar algum documento para sua secretaria" no SIGA) o relatório de similaridade produzido pela Biblioteca da FCM. Veja aqui como proceder para submeter o seu trabalho.
  4. A coordenação do programa avalia a solicitação e, estando ok, a secretaria aprova o pedido,
  5. O pedido segue para validação do orientador,
  6. Se validado pelo orientador, o pedido segue para validação da Coordenação Geral da Pós,
  7. Com, ao menos 45 dias de antecedência da data da defesa, o aluno deve encaminhar a versão final para a secretaria do PPG, por e-mail.
  8. Secretaria emite as cartas convite e envia por e-mail para aluno/orientador, para que sejam encaminhadas à banca.

Veja as orientações completas aqui .


Como compor a banca de Defesa?

Mestrado: O orientador faz a indicação dos nomes dos membros.

  • Três titulares: O próprio orientador como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp;
  • Dois suplentes: Um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp.

Doutorado: O orientador faz a indicação dos nomes dos membros.

  • Cinco titulares: O próprio orientador como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros da Unicamp;
  • Três suplentes: No mínimo dois dos suplentes externos à Unicamp.

Veja mais informações sobre composição de bancas na página da CPG.


Sobre participação de membros externos nas bancas de defesa:

O aluno/orientador deve providenciar o cadastro do membro externo encaminhando os dados para a secretaria do programa. Verifique antes com a secretaria se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido (do ano vigente). Caso não possua, será necessário encaminhar o link deste formulário (clique aqui) ao seu convidado e orientá-lo a preencher e enviar seus dados pessoais.

A recomendação do programa é que o membro externo participe da defesa por videoconferência. Caso participe presencialmente, a secretaria do programa não faz reserva de hospedagem ou transporte/traslado. O convidado pode receber do programa o valor referente a um auxílio diário, conforme Portaria 132/2016 da Capes, para cobrir eventuais despesas com deslocamento e alimentação.

 

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