O Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp está, atualmente, em seu 17º ano de atividade. O PPG nasceu da experiência interdisciplinar de um grupo de docentes do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), reconhecido nacionalmente como um curso que tem na interdisciplinaridade o foco da composição e atuação do corpo docente. Estas características culminaram na criação e aprovação de um PPG com composição de docentes com relação adequada entre suas diferentes formações e áreas de atuações, mas em consonância com as linhas de pesquisa do programa e de seus eixos temáticos principais: a saúde e a reabilitação que são áreas de atuação genuinamente interdisciplinares. A articulação da produção de conhecimento e de formação de recursos humanos derivadas do programa mesclam conhecimentos advindos de áreas da saúde e das ciências humanas, com vistas à resolução de problemas complexos pautados em áreas como prevenção e detecção de problemas sensoriais, deficiência, inclusão e reabilitação, associada a questões relacionadas à comunicação humana.
O percurso do PPG até o momento é de sucesso, apesar dos desafios enfrentados, e evidencia-se uma contínua evolução, atualização e consolidação. O PPG foi recomendado no ano de 2007, ainda como curso de Mestrado Profissional. No ano de 2011, o curso se tornou Mestrado Acadêmico e no ano de 2016, ocorreu a aprovação do curso de Doutorado, bem como seu início. A formação dos primeiros doutores do PPG aconteceu no final de 2019 e durante o ano de 2020, em plena pandemia da COVID-19.
A aprovação do curso de Doutorado e a formação contínua de doutores durante estes últimos anos foi de extrema importância para a evolução do PPG como um todo, pois fortaleceu a articulação entre os diferentes projetos de pesquisa do programa e a aderência na área interdisciplinar, além da criação da terceira linha de pesquisa do PPG. Os impactos da consolidação dos egressos de Doutorado e a força e qualidade de produção científica do programa ficam evidentes no último quadriênio.
O Programa possui três linhas de pesquisa, a saber: 1) Promoção da Saúde e Prevenção; 2) Cultura, deficiência e modelos de intervenção e, a estas, foi adicionada a terceira linha de pesquisa, mais recente, com o início do curso de Doutorado, denominada 3) Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. Todas as linhas de pesquisa estão atreladas à área de concentração denominada Interdisciplinaridade e Reabilitação.
Considerando a necessidade de interdisciplinaridade para resolver problemas intrínsecos à estas linhas de estudados e das temáticas extremamente atuais é evidente. Este cenário indica a relevância do PPG e seus impactos na comunidade em diferentes níveis que serão explorados em itens posteriores da proposta.
Considera-se que as três linhas de pesquisa se articulam entre si e permitem que os docentes possam desenvolver projetos interdisciplinares, além de alguns projetos individuais que tenham como foco aspectos de alta complexidade e que necessitam da junção de diversos saberes para que possam ser explorados em sua totalidade. Diversas docentes atuam em mais de uma linha de pesquisa, sendo que algumas delas atuam nas três.
- 67 views