A Farmacologia da Unicamp possui uma história de mais de cinquenta anos. No início da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), não havia muitos programas de pós-graduação. A FCM tinha o "Cursão", e os programas só aceitavam alunos de medicina. No entanto, no Programa de Farmacologia, os alunos não eram médicos, e assim, os docentes orientadores de mestrado e doutorado eram provenientes de outros programas de Biologia da Unicamp ou da Farmacologia da USP. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Farmacologia da Unicamp foi pioneiro ao permitir que alunos não médicos na FCM recebessem formação em mestrado e doutorado.
A história da Farmacologia na Unicamp remonta a 1966, ano de fundação da universidade. O cirurgião-dentista Dr. Antonio Carlos Neder (1933-2019) defendeu sua tese "Liberação de acetilcolina pela peçonha do escorpião Tityus serrulatus" na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, sob orientação do Dr. Oswaldo Vital Brazil (1912-2008), antes mesmo da incorporação daquela faculdade à Unicamp, o que ocorreu no ano seguinte. O professor Neder seguiu carreira acadêmica em Piracicaba. Em 1969, no Instituto de Biologia, Maurício Gomes Lomba (1937-1969) defendeu a tese "Estudos sobre distribuição e excreção da crotoxina-131 I em cães", também sob orientação do Dr. Oswaldo Vital Brazil. Em 1964, Maurício, recém-formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo, acompanhou o professor Vital Brazil, vindo da USP, para auxiliar na instalação do Departamento de Farmacologia da Unicamp, como instrutor. Em outubro de 1966, mês em que a Unicamp foi oficialmente fundada, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), representando Vital Brazil. Em 1971, na revista Universidade Estadual de Campinas, editada pelo Diretório Acadêmico Adolfo Lutz, o professor Vital Brazil escreveu um texto em memória do pesquisador Maurício Gomes Lomba, que faleceu precocemente.
O curso de mestrado em Farmacologia teve início em 1989, e o curso de doutorado em Farmacologia começou em 1998. O PPG Farmacologia Unicamp foi pioneiro na linha de pesquisa em Farmacologia Clínica, criada pelo Prof. Dr. Gilberto De Nucci, com a primeira publicação em 1993 sobre farmacocinética. A linha de pesquisa em Farmacologia Clínica teve um papel proeminente na aprovação de novos produtos farmacêuticos comerciais, conhecidos como genéricos, através de ensaios de bioequivalência, impactando a saúde da população brasileira e abrindo novos campos de negócio para diversas empresas farmacêuticas. O PPG teve um grande impacto social com suas contribuições para a regulação de medicamentos no Brasil, influenciando muitos dos fármacos utilizados no país até hoje.
- 154 visualizações