campanha

tp-pos

Procedimentos para Qualificação de Mestrado e Doutorado

A qualificação de Mestrado ou Doutorado deverá ser solicitado pelo aluno, por meio do sistema SIGA - Sistema de Gestão Acadêmicahttps://www.dac.unicamp.br/portal/acesso/estudantes

A solicitação deverá ser feita com antecedência de 30 dias antes da data marcada, após o aluno:

I - Pré-requisitos gerais

1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter a proficiência em língua estrangeira;
  3. Regularizar no DAC/SIGA as comprovações éticas e legais do projeto de pesquisa.  (Questões Éticas e Legais)

II - Pré-requisitos específicos

1. Em função da dificuldade relativa à composição de bancas nos meses de janeiro, julho e dezembro, só em caráter excepcional serão aceitas qualificações e defesas dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia nesses períodos.
  2. informar à Secretaria do PPG em Gerontologia a Linha de Pesquisa e o título do Projeto de Pesquisa, para associação e cadastro na Plataforma Sucupira da Capes, através de uma carta dirigida ao Coordenador. Para isso, consultar o site da Plataforma Sucupira em:(https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/projetoPesquisa/listaProjetoPesquisa.jsf), preenchendo com os criterios Ano Base: 2017, Instituição de Ensino: Unicamp, Programa: Gerontologia, Área de Concentração : Gerontologia, e a Linha de Pesquisa de seu orientador ( consultar no site da Gerontologia Unicamp).  Caso não encontre o titulo do seu Projeto de Pesquisa, favor consultar o orientador.
  3. É fortemente recomendado que o exame de qualificação seja solicitado com antecedência mínima de 4 (quatro) meses antes da defesa de tese/dissertação.

III - Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

1. Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar com a secretaria do seu curso se todos os membros possuem cadastro vigente. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.
  4. Videoconferência: Conforme a Instrução FCM/CPG n.º 01/2022, Artigo 5º. Nas atividades que envolverem o uso de recursos de mídia para a participação de membros de forma remota, caberá ao orientador, a responsabilidade pela criação do link da sala onde será realizada a atividade

V - Composição da Comissão Examinadora

Comissão Examinadora deve ser composta de 4 membros (1 presidente, 2 titulares e 1 suplente) com, no mínimo, o Título de Doutor.   Verifique nos Pré-requisitos especificos (item II) se seu orientador pode ser o presidente da Comissão examinadora.

Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

V - Solicitação de Qualificação – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Antecedência necessária: 30 dias

Para solicitar a qualificação, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Estudantes >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica.

VI - Sobre a reprovação

No caso de REPROVAÇÃO, a comissão examinadora elaborará um parecer justificando a reprovação, e definirá uma data limite (mínimo de 45 dias) para a realização de um novo exame, que ocorre uma única vez e com a mesma comissão examinadora.

A reapresentação do exame de qualificação seguirá os mesmos procedimentos e prazos do primeiro exame. realização de um novo exame, que ocorre uma única vez e com a mesma comissão examinadora.