campanha

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração:

Hemoterapia

Descrição:
Suprir a demanda atual do mercado de trabalho, que requisita, profissionais com especialização nas diversas áreas e níveis da Hemoterapia. A hemoterapia moderna tem dado suporte a procedimentos e tratamentos mais intensivos e sofisticados como os transplantes de órgãos, quiomioterapia anti-neoplasica, dialise, etc

Linhas de Pesquisa:

Administração e Controle de qualidade
Gestão, integração com a rede hospitalar e ambulatorial, segurança transfusional,implantação de programas de controle de qualidade (ISO) níveis de certificação. Políticas ambientais ou de sustentabilidade.

Fisiologia das células tronco
Estudos das propriedades das células tronco e células mesenquimais e sua diferenciação em tecidos, servindo como base a terapia celular

Histocompatibilidade
Visa o estudo dos complexos de histocompatibilidade, seleção de doadores de transfusão e transplante de órgãos bem como a imunidade ligada aos tecidos.

Imunohematologia
Visa o estudo dos grupos sanguíneos e a compatibilidade transfusional Hemoterapia

Imunologia de transplantes
Visa otimizar os transplantes de medula óssea e órgãos sólidos no sentido de evitar a rejeição e estimular o efeito enxerto versus tumor. Recuperação imunológica pós transplante. E neoplasias secundárias a imunossupressão pós transplante.

Medicina transfusional
Clínica da transfusão, suporte aos procedimentos de tratamento anti-neoplásico e transplante de órgãos.

Terapia celular
Estabelecimento de princípios imunológicos e fisiológicos das células tronco e suas aplicações na medicina. Criopreservação de células tronco. Banco de sangue de cordão umbilical. Transplante de medula óssea.

Triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e hemovigilância
Visa desenvolver avaliações e investigações relacionadas com os métodos de triagem para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e o risco transfusional bem como o processo de hemovigilância de pacientes e doadores. Investigação na área de avaliação de risco transfusional e efeitos adverso às transfusões.

Área de Concentração:

Hematologia

Descrição:
Suprir a demanda atual do mercado de trabalho para profissionais com especialização em áreas emergentes e/ou de complexidade crescente da hematologia. A hematologia é uma área cuja em que novas técnicas e ferramentas diagnósticas e terapêuticas vêm sendo transferidas dos laboratórios de desenvolvimento para a beira de leito em tempo cada vez menor, criando uma demanda por profissionais com bases científicas sólidas que compreendam e usem de forma crítica e científica estas possibilidades.

Linhas de Pesquisa:

Métodos e estratégias para diagnóstico e prognóstico de doenças hematológicas

Desenvolvimento, aplicação e gestão de ferramentas e sistemas para apoio ao diagnóstico e à estratificação de risco em doenças hematológicas malignas e benignas.

Novas estratégias terapêuticas para doenças hematológicas

Desenvolvimento e aplicação de métodos terapêuticos baseados em novas drogas e novos agentes (celulares, físicos, químicos) para o tratamento de doenças hematológicas malignas e benignas.

Reposicionamento de drogas e estratégias para o tratamento de doenças hematológicas

Rastreio, planejamento e execução de programas de reposicionamento de drogas e agentes (celulares, físicos e químicos) para o tratamento de doenças hematológicas malignas e benignas.

Uso de dados para gestão e apoio ao diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas

Prospecção, coleta, gestão e análise de dados para gestão e apoio à hematologia. Inclui dados epidemiológicos, biológicos, clínicos; compreensão e manuseio de bases de dados públicas e privadas, incluindo principais bases governamentais; aspectos éticos e legais do uso de dados para apoio à assistência em hematologia. Desenvolvimento de ferramentas para gestão de dados em hematologia.

Medicina molecular e hematologia

Desenvolvimento e aplicação de técnicas moleculares para o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas benignas e malignas.

Divulgação científica e ensino em hematologia

Desenvolvimento e implementação de divulgação científica voltada para público leigo (pacientes, familiares, sociedade) em hematologia; processo ensino-aprendizagem em hematologia.

Medicina transfusional em pacientes hematológicos