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Procedimentos para defesa

A defesa da Dissertação de Mestrado, ou da Tese de Doutorado, deverá ser solicitada à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA, pelo aluno. 

Conforme aprovado pela CCPG, em sua reunião de fevereiro de 2022, as defesas de dissertações e teses, bem como os exames de qualificação, poderão ser realizados integralmente à distância somente até 30/04/2022.

A partir de 01/05/2022, as defesas e qualificações voltam a ocorrer de forma presencial, conforme disposto no Art. 40, §7º da Deliberação CONSU-A-010/2015, que dispõe sobre o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação.

Desta forma, a partir de maio de 2022, para os pedidos de defesa e qualificação deve-se providenciar a reserva do espaço e comunicar sobre isto aos membros da banca.

Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e no doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos.

I - Pré-requisitos gerais

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
  3. Ter a proficiência em língua estrangeira;
  4. Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 - como fazer - clique aqui!

II - Pré-requisitos específicos do Programa: (conforme REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG-ONCOLOGIA)

"Artigo 14 – Para obter o grau de Mestre, o aluno deverá realizar as seguintes atividades:

I - ter demonstrado aptidão em língua inglesa, segundo os seguintes critérios: apresentar certificado de proficiência por órgão competente, podendo ser aceitos: certificados do TEAP, com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL, escore mínimo 550; ou IELTS, escore mínimo 5,0; ou CEL, escore mínimo de 7,0;

II - totalizar os créditos exigidos fixados no Catálogo dos Cursos de Pós-Graduação;

III - ser aprovado no Exame de Qualificação, onde deverá apresentar os resultados obtidos em seu projeto de pesquisa.

IV – apresentar produto técnico da Dissertação de Mestrado e seu local de depósito/publicação ou manuscrito publicado/aceito em periódico indexado;

V – apresentar Relatório de Similaridade, emitido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências Medicas da UNICAMP para verificação de plágio na Dissertação, conforme previsto na Instrução FCM/CPG n.o 01/2019;

VI – Elaborar uma Dissertação, apresentar e ser aprovado na defesa pública;"

III - Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Após a verificação dos critérios para composição da banca examinadora (item IV, abaixo), cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.
  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar com a secretaria do seu curso se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida. Caso seja necessário o pagamento de ajuda de custos, deve-se encaminhar também a cópia (pode ser via digital) dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conta bancária.
  4. Entrar com pedido de O.S na Intranet da FCM, para verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 para as defesas previstas a partir de 02/01/2020.

IV - Composição de Comissão Examinadora de defesa

Para informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui

V - Solicitação de Defesa – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Para solicitar a defesa, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica), com antecipação de pelo menos 60 (sessenta) dias da data marcada para defesa.

Uma vez logado, acesse o menu Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Teses.

Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos. No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

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Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de defesa confira o passo a passo no Manual da DAC.

APÓS INSERIR TODOS OS DADOS, O ALUNO DEVE ENVIAR O PEDIDO DE DEFESA, PARA QUE POSSA SER PROCESSADO PELA SECRETARIA E VALIDADO - sem o envio não será possível dar andamento no processo e os documentos não serão gerados.

Atenção: todos os dados solicitados no preenchimento são obrigatórios e serão validados por três instâncias: secretaria, orientação e coordenação geral, respectivamente. Uma validação sucede a outra e o aluno só terá sua solicitação de defesa efetivada uma vez que for validada por todos.

Caso haja alguma inconsistência na solicitação de defesa, o aluno será comunicado para correção por e-mail e também por sua área de aluno no SIGA, portanto, esteja atento a esses contatos.

Após aprovação da defesa no sistema e verificação do relatório de similaridade da INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 para as defesas previstas a partir de 02/01/2020, a secretaria irá encaminhar as cartas convite dos membros da banca para o e-mail do aluno, não sendo necessário retirar documentos físicos na secretaria de pós-graduação.

VI - Sobre defesas em sessão fechada

Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada (Resolução GR 90/2020).

ATENÇÃO: Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:

1) O orientador e o candidato informam a  secretaria  sobre a necessidade de defesa em sessão fechada.

2) A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados.

3) A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br

4) O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente via Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD.

5) O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade.

6) A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa - isto deve ser informado no DAC/SIGA ao solicitar a defesa.

VII - Orientações e procedimentos durante a defesa - clique aqui!

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