campanha

RESULTADO FINAL

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA

RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA

EDITAL - PROCESSO SELETIVO 2023 - clique aqui!

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

FISIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DA MULHER

Objetivo geral do curso

Capacitar o aluno para indicar e realizar os procedimentos de fisioterapia nas diversas áreas de Saúde da Mulher, como Obstetrícia, Oncologia e Uroginecologia.

Objetivos Específicos

• Oferecer ao aluno a complementação e ampliação da formação universitária relacionada aos aspectos da prática profissional voltados à saúde da mulher.
  • Capacitar o profissional Fisioterapeuta a avaliar, diagnosticar disfunções cinético-funcionais relacionadas à saúde feminina, implantar e executar estratégias para atendimento fisioterapêutico nas áreas de Obstetrícia, Oncologia e Uroginecologia.
  • Capacitar o profissional fisioterapeuta para coordenar e conduzir atividades em grupos educativos, preventivos e de reabilitação, nas áreas citadas.

Ementa

Abordagem fisioterapêutica na promoção à saúde, prevenção de complicações e reabilitação nas diversas fases da saúde da mulher. Fisioterapia aplicada às adaptações e disfunções do ciclo gravídico-puerperal; às disfunções cinético-funcionais consequentes ao tratamento oncológico mamário e pélvico; aos cuidados paliativos; aos cuidados da mulher em estado crítico; às disfunções do assoalho pélvico, incluindo incontinência urinária e anal, prolapso de órgãos pélvicos, estenose vaginal e aquelas relacionadas à sexualidade feminina e ao climatério.

Coordenadora do Curso e relação de professores

Coordenadora: Profa. Dra. Cássia Raquel Teatin Juliato

Fisioterapeuta responsável pelo Serviço de Fisioterapia: Marcela Ponzio Pinto e Silva

Fisioterapeutas da Unicamp e convidados

Prof. Dr. João Luíz Pinto e Silva

Docente da área de Obstetrícia - Departamento de Tocoginecologia CAISM-UNICAMP

Prof. Dr. Belmiro Gonçalves Pereira

Docente da área de Obstetrícia - Departamento de Tocoginecologia do CAISM-UNICAMP

Profa. Dra. Joana Froes Bragaça Bastos

Profa. Dra. Sophie Francoise Mauricette Derchain

Prof. Dr. Cássio Cardoso Filho

Prof. Dr. Edilson Benedito de Castro

Médico da área de Ginecologia do CAISM

Profa. Dra. Cássia Raquel Teatin Juliato

Docente da área de Ginecologia - Departamento de Tocoginecologia do CAISM-UNICAMP

Prof. Dr. Fabrício Palermo Brenelli

Médico da área de Oncologia do CAISM

Prof. Dr. José Carlos Campos Torres

Médico da área de Oncologia do CAISM

Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Brito

Além de professores convidados.

Grade curricular

• Carga Horária Total: 1.005 horas

Na carga horária total não estão computadas as horas de: estudo individual e/ou em grupo sem supervisão do professor, atividades extraclasses, e a elaboração, obrigatória, de Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.

• Carga horária teórica: 180 horas divididas nas seguintes disciplinas obrigatórias - Fisioterapia aplicada à oncologia na saúde da mulher; Fisioterapia aplicada à uroginecologia; Fisioterapia aplicada à obstetrícia; Fisioterapia aplicada à saúde da mulher na unidade de terapia intensiva; Pedagogia didática; Trabalho de conclusão de curso – monografia.
  • Carga horária prática: 825 horas distribuídas na assistência respeitando a carga horária máxima de 30 horas semanais.
  • Critérios de Avaliação: A avaliação será processual e pela apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Oferecimento das disciplinas: anual - duração de 11 meses

• Todas as atividades serão realizadas nas dependências do CAISM: nas unidades de internação de Oncologia Cirúrgica e Clínica, Ginecologia, Patologia Obstétrica, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico Clínica, Unidade de Terapia Intensiva e no Ambulatório de Fisioterapia.
  • Todas as atividades serão supervisionadas por fisioterapeutas do Serviço de Fisioterapia do CAISM.
  • Serão discutidos com os alunos os casos clínicos acompanhados nas diversas áreas quanto à fisiopatologia, anamnese, diagnóstico cinético-funcional, prescrição e conduta fisioterapêutica, assim como alta e encaminhamentos.
  • As discussões teóricas acontecerão entre a equipe – alunos e supervisoras – e deverão ser preparadas pelos alunos a partir de artigos científicos previamente selecionados nas principais bases de dados.