CIATox de Campinas

O Centro de Controle de Intoxicações (CCI) está inserido na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, sendo ao mesmo tempo um Serviço de Apoio do Hospital das Clínicas. Ele foi criado pela Portaria GR 163/82 de 29 de novembro de 1982 e sua denominação passou a ser CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA (CIATox-Campinas), de acordo com a Portaria nº1.678/2015.

Objetivos:
  • Oferecer campo de assistência, ensino, pesquisa e a extensão na área de toxicologia e   especialidades afins (médica, clínica e analítica);
  • Capacitar profissionais de saúde na área de toxicologia e especialidades afins;
  • Assessorar instituições públicas ou privadas para investigação na área de toxicologia e especialidades afins;
  • Realizar exames de laboratório pertinentes aos seus campos de atividades;
  • Prestar assistência toxicológica à comunidade em consonância com os programas estabelecidos pelas diversas unidades da Universidade;
  • Estabelecer mecanismos que contribuam para o levantamento de dados epidemiológicos na sua área de atuação;
  • Contribuir para consolidar a assistência, o ensino, e a pesquisa na área de toxicologia e especialidades afins.
PORTARIA nº1.678 de 2 de outubro de 2015 - Institui os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção as Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

COORDENADORIA
Coordenador executivo - Prof. Dr. Fábio Bucaretchi
Vice-coordenador: Prof. Dr. Eduardo Mello De Capitani
Secretária: Zoraide Benedito dos Santos