campanha

topo

Extensão

 

COMUNICADO – 31/03/2020 Comissão de Extensão e Assuntos Universitários da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP

De acordo com as orientações da Reitoria da UNICAMP em suas GR n.º 24/2020 de 16 de março de 2020 e GR- 34/2020, de 22/03/2020 que dispõem sobre a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e as orientações da Extecamp em seu ofício circular 02/2020 de 18 de março de 2020 que suspende as atividades de cursos de extensão presenciais, a Comissão de Extensão e Assuntos Universitários da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP orienta:

• As atividades de Treinamento em Serviço são consideradas análogas às atividades das Residências Médica e Multiprofissional, assim, da mesma forma que ocorre com essas residências, caberá aos coordenadores dos programas de Treinamento em Serviço suspender ou não as atividades dos alunos matriculados.

 • Em respeito às resoluções dos órgãos superiores, até resolução contrária, os Cursos de Extensão deverão ter as atividades suspensas. Estamos em contato com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura para que algumas atividades práticas exercidas por alunos dos cursos de extensão da FCM sejam consideradas atividades essenciais e portanto sejam mantidas durante o período de contingenciamento dos serviços em virtude da Pandemia de Covid-19. O Pró-reitor, Prof. Dr. Fernando Hashimoto, nos prometeu uma resposta até amanhã (01/04/2020) pela manhã. No entanto, até resolução contrária, as atividades presenciais dos cursos de extensão deverão ser suspensas.

Para que não haja interrupção da assistência, a critério de cada coordenador, aqueles serviços considerados essenciais nesse período de pandemia poderão incluir como voluntários para o trabalho nas unidades assistenciais da Unicamp os alunos que quiserem manter suas atividades, em concordância com a Resolução GR-037/2001, de 19/04/2001. Abaixo uma sugestão de fluxo de encaminhamento dos documentos.

Nesse sentido sugerimos que os alunos que queira participar das atividades como voluntários providenciem rapidamente a documentação descrita e aguardem orientações sobre a suspensão definitiva das atividades práticas dos cursos de extensão. Amanhã (01/04/2020) enviaremos outro comunicado sobre a resposta da Reitoria à nossa solicitação. Sobre a cobrança dos cursos que serão suspensos, de forma geral caberá aos coordenadores dos cursos negociar com os alunos sobre o andamento do curso e a forma de pagamento conforme ofício da extecamp em anexo.

Estamos à disposição para esclarecimentos.

Saudações,

Prof. Dr. Rodolfo de Carvalho Pacagnella

Coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários

FCM / UNICAMP

 

Coronavírus: Comunicado da Comissão de Extensão e Assuntos Universitários na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

A Coordenação da Comissão de Extensão e Assuntos Universitários na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, diante da resolução GR 24/2020 Que suspende as atividades acadêmicas presenciais da Unicamp no período de 13 de Março a 12 de Abril reitera que:

1. Aulas teóricas presenciais de TODOS os cursos de extensão estarão suspensas no período de 13 de março a 12 de abril de 2020. Sugerimos fortemente que as aulas possam ser ministradas utilizando recursos de ensino à distância (EAD) para a não interrupção das atividades que já foram iniciadas.

As modalidades de aula que podem ser construídas com apoio do grupo do audio-visual da FCM podem ser acessadas pelo endereço: https://youtu.be/MGDZrU4IcNs

Para agendamento da gravação de aulas, entrar em contato com o grupo do audiovisual da FCM pelos telefones (19) 352.10380 / 18898 e site:  https://www.fcm.unicamp.br/fcm/audiovisual

Caso haja dificuldade de agendamento de horário para a gravação das aulas, entrem em contato com a coordenação da Comissão de Extensão para oferecermos alternativas.

Para acesso às plataformas de EAD da Unicamp acessem o endereço: https://www.ggte.unicamp.br/ Nesse link podem ser acessadas as plataformas Moodle e Google Classroom em que podem ser montadas as aulas e atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Pelo link https://sites.google.com/site/unicampgonnagafe/ pode-se ter acesso a outras ferramentas do Google Suite que podem ser utilizadas como estratégias para as aulas, incluindo ferramentas de transmissão de vídeo e videoconferência como o google meet.

Outro conjunto de ferramentas é o grupo de aplicativos da Microsoft que a Unicamp tem acesso (https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/office-365). Dentre os aplicativos desse pacote estão o Skype for busines, Class Notebook e Stream.

2. As atividades assistenciais dos programas de Treinamento em Serviço e as atividades práticas assistenciais dos cursos de extensão deverão seguir as recomendações dos respectivos serviços e das respectivas unidades em que praticam a assistência: HC, CAISM, Hemocentro, Gastrocentro.

3. As atividades administrativas da Comissão de Extensão estão mantidas, porém funcionando com número reduzido de funcionários, portanto o atendimento ao público estará restrito nesse período, devido ao rodízio dos funcionários da secretaria. As matrículas para os Treinamentos em Serviço serão realizadas por via online/e-mail e ratificadas posteriormente.

As medidas acima poderão ser prorrogadas ou modificadas a qualquer momento conforme as recomendações da Reitoria.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Rodolfo de Carvalho Pacagnella
Coordenador da Comissão de Extensão e Assuntos Universitários
Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

_______________________________________________________________________________________________

A área de Extensão Universitária compreende uma ampla gama de atividades que têm como objetivo comum colocar à disposição e à serviço da Sociedade e do Estado, conhecimento, tecnologia e competência, visando o desenvolvimento social e cultural das pessoas e da coletividade. Pode ser melhor entendida como uma grande interface que estabelece um diálogo direto com demandas da sociedade de indivíduos organizados, de empresas e do setor público.Essa demandas são às vezes mal estruturadas, obrigando a um esforço de compreensão e organização do problema para sua melhor abordagem.
Conforme o Plano Nacional de Extensão, elaborado pelos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas, a Extensão Universitária deve ir “além de sua compreensão tradicional de disseminação de conhecimento (cursos, conferências, seminários), prestação de serviços (assistência, assessoria, consultoria) e difusão cultural (realização de eventos ou produtos artísticos e culturais)” buscando uma relação dinâmica de envolvimento direto com a realidade de vida da população e das necessidades sociais imediatas, instigando a universidade a refletir sobre essa realidade em conjunto com os atores sociais, buscando soluções inovadoras.
No âmbito da UNICAMP, existe uma série de atividades de Extensão, dos mais diversos formatos e arranjos, desde programas que lidam com a ação social e cultural em bairros da periferia, até projetos de assessoria e prestação de serviços bastante sofisticados do ponto de vista tecnológico, passando pela enorme variedade de cursos de extensão. Temos inclusive disciplinas de graduação, optativas, voltadas para atividade de extensão, as quais conferem créditos. Essas disciplinas tem a sigla AM, e tem ampla liberdade de conteúdo formal, sendo muito utilizadas em projetos de extensão com participação de alunos da graduação. Há uma relação da atividade de extensão acessível no site da Pró-reitoria de Extensão.
Há também a possibilidade de se encaminhar projetos da extensão ao FAEPEX, para solicitação de recursos, assim como o SAE que fornece uma bolsa trabalho para alunos que podem estar vinculados a projetos de extensão.
A FCM tem uma tradição de atuação na extensão, na atividade de prestação de serviços, seja no HC/área de saúde, seja nos Centros de Saúde.
Também temos tido envolvimento grande na formatação do SUS, em todas as suas nuances e arranjos, participando do movimento social e institucional que lhe deu origem e continuidade desde seu início .
Mais recentemente, passamos a desenvolver Estágios e Cursos de Extensão que agora aparecem como uma atividade bastante necessária para o conjunto da sociedade dada a demanda experimentada pelos cursos, que se expandem em curva exponencial.
Com o advento do PÓLO de Capacitação de trabalhadores do SUS, a interação com outras faculdades persistiu inédita no território nacional em qualidade, quantidade e abrangência.
Sem descuidarmos do que já fazemos, seria interessante um esforço para desenvolver projetos de extensão vinculados às atividades de ensino, especialmente as de Ações de Saúde Coletiva, Saúde e Sociedade e a Introdução às Práticas de Ciências, sendo um elemento estruturante e articulador dos esforços acadêmicos dentro da FCM, envolvendo alunos e professores em atividades de alta necessidade para o conjunto da população.
Seria interessante também desenvolver esses projetos em parceria com professores e alunos de outras áreas do conhecimento da universidade, de modo a atuar na interdisciplinariedade desde a graduação.

Secretaria da C.E.U

Rosemeire A. de Oliveira
Telefone: 3521- 8944 
rosi@fcm.unicamp.br

Patrícia R. Gonçalves
Telefone: 3521-8848
patty@fcm.unicamp.br