X

topo

CIBio

Confira nosso  Ciclo de Palestras sobre a Biossegurança nas Pesquisas envolvendo OGMs na FCM

 

Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) é componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados e para fazer cumprir as normas de biossegurança. Toda instituição que se dedique ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética ou realize pesquisas com OGM e seus derivados, ou mesmo, precise importar OGM e seus derivados, deverá criar uma CIBio.

A CIBIO atende aos requisitos exigidos pelo inciso I do artigo 5º da Resolução Normativa 01 da CTNBio de 20 de junho de 2006. Atendidas as recomendações e as medidas de biosseguranca contidas no processo e as determinações legais da CTNBio, essa comissão é capaz de gerir o risco associado as atividades desenvolvidas nesta instituição. No âmbito das competências da Lei 11.105/05, regulamentadas pelo decreto 5.591/05, a comissão considerou que a Comissão Interna de Biosseguranca proposta atende as normas da CTNBio e a legislação pertinente que visam garantir a biosseguranca do meio ambiente, agricultura, saúde humana e animal.

As reuniões Ordinárias da CIBIO ocorrem mensalmente, conforme o calendário abaixo:

07/02/2024

12/06/2024

07/08/2024

09/10/2024

11/12/2024

Os projetos de pesquisa a serem avaliados pela CIBIO podem ser submetidos em qualquer dia do mês, sendo que aqueles submetidos com menos de uma semana de antecedência da reunião, serão avaliados no mês seguinte.
Os pareceres da CIBIO serão enviados aos responsáveis técnicos pela pesquisa no prazo de até uma semana após a reunião mensal.

 

COMPOSIÇÃO ATUAL DA COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA

  1. Profa. Dra. Iscia Teresinha Lopes Cendes - Presidente

  2. Dioze Guadagnini - Membro 

  3. Joseane Morari - Membro 

  4. Patrícia Aline Oliveira Ribeiro de Aguiar Araújo - Membro

  5. Lívia Aldred Iasbik Ferraz - Secretária