Departamento de Clínica Médica

Histórico
 

O Departamento de Clínica Médica foi fundado em 1965 quando a 1a turma de Medicina chegou ao 3o ano de graduação. Seu primeiro chefe, escolhido após concurso, pelo então Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Prof. Dr. Antonio A. Almeida, foi o Prof. Luiz Carlos Fonseca. Este organizou o Departamento de Clinica Médica chamando para seus assistentes renomados médicos da cidade com vocação universitária; Prof. Dr. Adil Muhib Samara (UFRJ-Reumatologista); Dr. João B. Vieira (UF-Paraná-Cardiologista); Dr. João Carlos Rocha (EPM-Cardiologista); Dr. Roberto F. Leitão (EPM-Endocrinologista) e Dr. Cláudio Fernandes (UERJ-Psiquiatria). Deste modo a orientação inicial do ensino no Departamento de Clinica Medica foi efetivamente a Medicina Interna, embora com o correr dos anos, os especialistas que formaram o núcleo inicial do Departamento de Clinica Médica evoluíram e formaram as diferentes disciplinas de especialidades médicas. O Hospital Universitário funcionava nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Campinas e, assim, iniciou-se o atendimento em ambulatórios e enfermarias gerais.

As necessidades do ensino acabaram por hipertrofiar as diferentes especialidades, mantendo-se sempre no cerne o ensino da clínica médica, que até evoluiu para a constituição de uma unidade específica - a Disciplina de Medicina Interna. Por controvérsias e inadequações de ordem pessoal, a chefia do Departamento de Clinica Médica foi assumida pelo Prof. Dr. Silvio dos Santos Carvalhal, que de pronto deu um novo e produtivo rumo para o Departamento de Clinica Médica, que passou a cumprir produtiva e incansavelmente todas as suas metas iniciais. Nesse Departamento de Clinica Médica, florescente e fervilhante de entusiasmo, o relacionamento entre professores, assistentes e alunos era diário e continuo, de modo que, além do ensinamento técnico propedêutico, o "ser médico" era a tônica constante deste ensino. Em outras palavras, a arte de examinar era cercada de muito humanismo e ética como dever de ofício.

O Prof. Carvalhal trouxe para o Departamento de Clínica Médica sua filosofia de trabalho com ênfase numa medicina integralizada baseada na correlação clínico-patológica. O Departamento de Clinica Médica cresceu com a participação dos Drs. Mário Mantovani, Raul Raposo de Medeiros, Reinaldo Vieira, Nelson Modesto, Paulo Afonso Ribeiro Jorge, Antonio Frederico Novaes de Magalhães, Benedito Costa Lima, Vicente Amato Neto, Arnaldo Pupo e, Sidney Arcifa.

Em 1971, quando era Diretor o Prof. José Aristodemo Pinotti, e já dentro da filosofia da Docência em RDIDP foram contratados os Profs. Drs. Rogério de Jesus Pedro, Reynaldo Quagliato Jr. e Irene G. H. Lorand. Esta forma de contratação em RDIDP trouxe uma maior ênfase à pesquisa, que se enriqueceu com a contratação de ex-alunos da UNICAMP e de outras escolas médicas com vocação para a pesquisa. Em toda essa progressão muito contribuiu a lucidez e a visão humanística do primeiro reitor da UNICAMP, Prof. Dr. Zeferino Vaz, que promoveu a estruturação da Universidade e seus departamentos, nos moldes dos programas de pós-graduação.

O Hospital de Clínicas foi construído no Campus de Barão Geraldo e no período de  1980 a 1985 todos os ambulatórios e enfermarias foram nele progressivamente alojados. Também, foram constituídos como estruturas de apoio ao Hospital de Clínicas, o Hemocentro e o Gastrocentro. Com sede própria e a filosofia de fomentar a pesquisa, fixando os docentes em período de dedicação integral, foi possível a estruturação adequada dos diferentes programas de pós-graduação que promoveram o crescimento exponencial da produção científica do Departamento de Clinica Médica e da Universidade.

Como resultado do histórico que liga o Departamento de Clinica Médica às próprias origens da Faculdade de Ciências Médicas e, em decorrência dos avanços obtidos no decorrer das mais de quatro décadas de existência, o Departamento de Clínica Médica atua hoje como o maior departamento da Faculdade com 73 docentes distribuídos em 13 Disciplinas.

Contato

Departamento de Clínica Médica
Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Fone: (19) 3521-7098
CEP: 13083-887 - Campinas, SP, Brasil
Email: dcmfcm@fcm.unicamp.br