campanha

x

2. ISACAMP 2022/23

Está em campo o quarto inquérito domiciliar de saúde em Campinas, o ISACamp 2022/23. Com uma primeira onda tendo sido realizada em 2001/02, a segunda em 2008/09 e a terceira em 2014/15, os inquéritos ISACamp já propiciaram avanço importante do conhecimento sobre o perfil de saúde e doença da população de Campinas.

Este 4º. inquérito constitui um dos objetivos de Projeto Temático apoiado pela FAPESP (Processo Fapesp 2017/23995-9). O inquérito abrange ampla temática da saúde. Coleta informações sobre a prevalência das doenças crônicas, de problemas agudos de saúde, da ocorrência de acidentes e violências e a prevalência de deficiências físicas; quanto ao estado de saúde abrange ainda o impacto que os problemas de saúde provocam na qualidade de vida da população, a prevalência de incapacidades funcionais, de problemas emocionais e de transtornos mentais comuns. Em relação ao uso de serviços de saúde, além de consultas médicas e odontológicas, avalia a ocorrência de hospitalizações e de cirurgias, completando estes dados com informações sobre a realização de exames de detecção precoce de câncer, de vacinação e do uso de medicamentos. Aspecto fundamental abordado também pela pesquisa é o da prevalência de comportamentos que são relacionados à saúde como alimentação, tabagismo, consumo de álcool, atividade física e sono. Nesta pesquisa não poderiam também faltar questões que avaliassem as práticas, as ocorrências e o impacto que a pandemia por Covid-19 provocou na população de Campinas.

Relatórios, com a riqueza destas informações geradas pelos inquéritos, são encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Os dados são intensamente analisados pelos pesquisadores e alunos envolvidos no projeto e a produção científica gerada ao longo dos anos pelos inquéritos ISACamp, bem como os títulos das teses defendidas, podem ser acessados no site do Centro Colaborador em Análise de situação de Saúde (CCAS) da Faculdade de Ciência Médicas da UNICAMP, assim como outras informações sobre este inquérito.

Para a realização do ISACamp 2022/23, uma amostra aleatória dos domicílios de Campinas foi sorteada, abrangendo todas as áreas de planejamento e gestão do município, com o objetivo de gerar 3000 entrevistas, sendo 1000 de cada faixa de idade (adolescentes, adultos e idosos) o que permite estimar as ocorrências de saúde para a população do município relativa aos grupos de idade incluídos.

É muito importante que os moradores dos domicílios sorteados recebam os entrevistadores do inquérito ISACamp 2022/23, e dediquem parte de seu tempo para responder às perguntas. Com esta contribuição de cada um, o município pode ter uma compreensão ampla dos problemas de saúde que afligem a população de Campinas e encontrar as melhores formas de promover uma vida mais saudável para os seus moradores.


Folder de divulgação do ISACamp 2022

folder

folder 2


Abaixo você encontra uma lista com as produções realizadas com dados dos Inquéritos anteriores. Confira!