Planejamento Estratégico da Biblioteca

Relatórios

Relatório Planes Biblioteca - 2020 | 2024

​Arquivos Anteriores:
Relatório Planes Biblioteca - 2016 | 2020



Iniciado o ciclo de Planejamento Estratégico da FCM para o período 2020-2024 com a Biblioteca da FCM que em 4 dezembro de 2019 reviu os planos declarados em 2016 diante de mudanças de cenários e de permanência de tendências já percebidas desde 2016.

No cenário interno há a necessidade de priorizar para atividades assistenciais as áreas próximas do Hospital das Clínicas e do CAISM - Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti.
Algumas tendências percebidas em 2016 que impactam a Biblioteca ainda permanecem, dentre elas destacamos a mudança do prédio da Biblioteca para a FCM onde há maior fluxo de usuários.

Sendo assim, desde 2019 está em execução um plano de curto prazo de reforma e adequação do prédio atual da Biblioteca. Também, o Centro de Memória foi transferido do Prédio FCM 01 para o prédio atual da Biblioteca.

A liberação de espaço para essas modificações só foi possível devido ao intenso trabalho de desbastamento de livros executado pelos profissionais da Biblioteca da FCM.

Como plano de longo prazo para 2024, temos a construção de um novo prédio para a Biblioteca devido ao entendimento de que a biblioteca deve estar localizada nas proximidades das salas de aula da FCM.

Luiz Carlos Zeferino 
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas
    Claudio Saddy Rodrigues Coy
    Diretor Associado da Faculdade de Ciências Médicas
 



A dimensão da importância das bibliotecas como centros de preservação e difusão do conhecimento pode ser estimada pelo grande prejuízo ao desenvolvimento cultural e científico da civilização resultante da destruição da Biblioteca de Alexandria, há cerca de dois mil anos. Apenas após a Renascença e o desenvolvimento da imprensa as bibliotecas voltaram a desempenhar seu crucial papel no avanço da civilização. Entre os séculos XVI e XX, estabeleceram-se como repositórios do conhecimento e abrigos de intelectuais e pesquisadores. Prédios suntuosos e acervos riquíssimos passaram a simbolizar o poder dos grandes impérios da época. Com o desenvolvimento das
tecnologias digitais, a partir da segunda metade do século XX, as bibliotecas passaram por grandes transformações, com a facilitação de acesso ao acervo por parte dos usuários e a discussão sobre a conveniência da preservação dos grandes acervos impressos em papel. As bibliotecas universitárias acompanharam estas tendências. Atualmente, os novos papéis propostos para as bibliotecas acadêmicas incluem a facilitação do convívio, a possibilidade de amplo acesso a obras sem a necessidade do conteúdo físico, o papel da inovação no apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão do conhecimento à sociedade e o auxílio à produção de novos conhecimentos, entre outros. Neste cenário, estamos conduzindo esta revisão de nosso planejamento estratégico, visando o quadriênio 2020 – 2024. O novo planejamento prevê a consolidação e a expansão das metas pactuadas no ciclo de planejamento realizado em 2016. Destacam-se as perspectivas de otimização do espaço físico atualmente existente e o ambicioso projeto de construção de uma nova sede para a biblioteca, a ser localizada em área adjacente à Faculdade de Ciências Médicas. A consecução de tais objetivos demandará uma significativa mobilização de recursos materiais e humanos, com a potencial colaboração de outras unidades da Unicamp, como a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

 

Marcos Tadeu Nolasco da Silva
Prof. Dr. Coordenador da Comissão de Biblioteca - FCM
    Rosana Evangelista Poderoso
    Diretora da Biblioteca - FCM

 

 

O logotipo do Planejamento Estratégico da FCM é composto pelas cores verde da FCM e preto e vermelho da Unicamp. Sua forma nos remete à imagem de um grande abraço o que nos leva a refletir sobre a integração dos nossos objetivos com os da universidade.

 
 
 
 
 

Visão de futuro

“Ser um centro capaz de auxiliar a busca e a produção de conhecimento, contribuindo para a formação profissional de excelência, na área da saúde, tendo como meta gerar produtos que resultem em benefícios à sociedade."

Ocupação

“Informação em saúde"

 

Missão

“Organizar e disseminar informação para satisfazer as necessidades informacionais dos usuários da área da saúde no suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão."

 

     

Princípios e valores

  • Conduta ética
  • Capacidade de interpretação das necessidades dos usuários
  • Responsabilidade social e ambiental
  • Inclusão social e respeito à diversidade
  • Gratuidade na oferta dos serviços
  • Equidade
  • Cooperação
  • Inovação
 

Usuários

  • Docentes
  • Discentes
  • Funcionários
  • Pesquisadores
  • Usuários de programas e projetos de extensão
  • Pessoas que mantenham vínculo com a Universidade
  • Instituições afins e congêneres
  • Comunidade externa em geral