Fique de Olho!

Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia

Programa de Pós Graduação em Ciências da Cirurgia tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento abrangidas pela Clínica Cirúrgica, com vistas aos títulos de Mestre e Doutor em Ciências nas áreas de Fisiopatologia Cirúrgica e Cirurgia Translacional, propiciando o aprimoramento científico, visando a mais completa capacitação, tanto para o ensino quanto para a pesquisa.

Nesse processo são enfatizados um treinamento crítico, a qualificação do conteúdo e a missão da nucleação do programa. O programa de Pós Graduação em Ciências da Cirurgia é ministrado por docentes do departamento de Cirurgia e outros professores credenciados. O Programa é regido pelo Regimento Geral dos programas de Pós Graduação da UNICAMP e pelo regulamento dos Programas de Pós Graduação da FCM.

Os candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado deverão apresentar certificado/declaração de curso superior completo preferencialmente em área médica ou áreas Biológicas afins, expedidos por Instituições de Ensino Superior na forma da lei e, sua duração é de 12 a 30 meses e para o Mestrado é de 24 a 48 meses para o Doutorado.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Cirurgia receberam nota 4 na avaliação CAPES referente ao quadriênio 2013/2016.

 

Objetivo Geral:

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados, seja no nível Mestrado ou Doutorado, com uma visão interdisciplinar para produção científica relacionada às áreas clínico-cirúrgicas, bem como capacitar profissionais especializados para atuarem como professores e/ou pesquisadores em Universidades e/ou Institutos de Pesquisa, estimulando o estabelecimento de competências em sua área de atuação e áreas correlacionadas. As duas áreas de concentração (Fisiopatologia Cirúrgica e Cirurgia Translacional) possibilitam a inserção de projetos dentro de linhas de pesquisas que visam capacitação por meio do desenvolvimento metodológico apropriado a cada tipo de estudo, propiciando o aprimoramento científico.

Objetivos Específicos:

1. Formar profissionais qualificados para a criação de novos centros de geração de conhecimentos em Universidades e centros de pesquisa;

2. Difundir os novos conhecimentos gerados no âmbito do Programa para a comunidade científica nacional e internacional, por meio da publicação de artigos científicos e depósito de patentes;

3. Fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica, por meio da realização de convênios nacionais e internacionais, ampliando o intercâmbio e a troca de conhecimentos na área da saúde;

4. Promover o envolvimento da comunidade acadêmica institucional, em parceria com organizações governamentais e não governamentais, para o estabelecimento de projetos científicos na busca de soluções para problemas de saúde, por meio da pesquisa;

5. Formar Mestres e Doutores com conhecimentos de pesquisa clínica, metodologia científica, captação de fomentos, escrita científica, para atuarem no ensino e na pesquisa voltados à produção de ciência básica e/ou aplicada em doenças clínico-cirúrgicas.


 

 Titulação

   MESTRE(A) ou DOUTOR(A) em CIÊNCIAS

 

Áreas de Concentração

   AC - FISIOPATOLOGIA CIRÚRGICA

   AD - CIRURGIA TRANSLACIONAL