campanha

tp-pos

Processo Seletivo

Processo Seletivo — 1º semestre de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, por meio do presente edital, considerando o disposto na Deliberação CONSU A-10/2015, de 11 de agosto de 2015, e a Informação CCPG n. 001/2017, de 8 de fevereiro de 2017, torna pública a abertura das inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado para ingresso no primeiro semestre de 2024.

Publicações

Atenção: caso os links abaixo não abram no Google Chrome, mude de navegador (ex: Firefox) ou copie e cole cada link na barra de endereço do navegador

Etapa Data
Inscrição online 23/10/2023 a 21/11/2023
Convocação para a entrevista e para as defesas de projetos até 24 de novembro de 2023
Entrevistas e defesas de projetos 27/11 a 07/12/2023, data e horário a confirmar na convocação
Divulgação do resultado final até 14 de dezembro de 2023
Matrícula 05 a 07 de fevereiro de 2024, aguardar orientações
   

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA (FCM/UNICAMP)

ATENÇÃO: O ingresso na pós-graduação em Farmacologia se destina somente a alunos que já tenham definido o orientador. Caso não o tenha, o aluno deverá consultar a lista de orientadores do Programa, entrar em contato com o professor escolhido, de acordo com a área de interesse, e procurar se inteirar se o professor está aceitando novos alunos no semestre em questão. A lista de docentes está disponível aqui.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO Os candidatos, antes da matrícula, deverão obter o aceite de orientação junto ao docente pretendido (consulte a lista de docentes credenciados no Programa) e possuir proficiência em língua inglesa (são aceitos TEAP, IELTS e TOEFL).

PERÍODOS DO PROCESSO SELETIVO O processo seletivo costuma ocorrer em maio-junho e outubro-novembro de cada ano.

O PROCESSO SELETIVO Os candidatos ao mestrado e doutorado direto deverão ser aprovados em entrevista, ao passo que os candidatos ao doutorado convencional (aqueles que já possuem o título de mestre) estão desobrigados de realizar esta prova.

MESTRADO Os candidatos ao mestrado e doutorado direto com inscrição deferida serão convocados, em documento divulgado na página do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, para entrevista que versará sobre o projeto de pesquisa e as atividades de seu currículo Lattes e será feita por uma banca de três professores doutores.

DOUTORADO Os candidatos ao doutorado convencional e doutorado direto com inscrição deferida serão convocados, em documento divulgado na página do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, para defesa de projeto, que consiste na apresentação do projeto de doutorado para uma banca de três professores doutores. A apresentação deve ser feita com slides (PowerPoint, Prezi ou similar) com duração de 30 minutos, seguindo a estrutura normal de apresentações (Introdução, Objetivos, Métodos a serem usados, e Resultados reliminares, se houver). Após a apresentação, o candidato será arguído pela banca, ao que será considerado aprovado ou reprovado pela banca. No caso de reprovação, a banca elaborará um parecer circunstacional sobre a natureza da reprovação.
 
DOUTORADO DIRETO Note-se que o candidato ao doutorado direto tem de passar por duas situações distintas: realizar a entrevista e a defesa de projeto. Se este candidato for reprovado na entrevista, naturalmente não poderá realizar a segunda fase (defesa do projeto). Se este candidato for aprovado na entrevista e reprovado na defesa do projeto, terá direito a cursar o mestrado, se assim o desejar.


Processos Seletivos Anteriores

PROCESSO SELETIVO  — 2º semestre de 2023

 

PROCESSO SELETIVO EXTRAORDINÁRIO — 1º semestre de 2023

PROCESSO SELETIVO — 1º semestre de 2023

PROCESSO SELETIVO — 2º semestre de 2022

PROCESSO SELETIVO - 1º semestre de 2022

PROCESSO SELETIVO - 2º semestre de 2021

PROCESSO SELETIVO - 1º semestre de 2021