campanha

tp-pos

Procedimentos para qualificação

ATENÇÂO: enquanto durar a suspensão das atividades presenciais e coletivas na UNICAMP ou nova Resolução da Reitoria as qualificações serão integralmente à distância.

Procedimentos para qualificação

O Programa de Fisiopatologia Médica solicita que o aluno qualifique até 6 meses antes do seu prazo de integralização no curso para os alunos de mestrado e de doutorado.

Conferir os procedimentos pelo menos uns 02 meses antes da data pretendida para a Qualificação, pois deverá ser cumprido o prazo mínimo do sistema que é de 30 dias da data.

Após preencher a solicitação o aluno deve ENVIAR o pedido para que seja validado pela secretaria. Sem o envio a solicitação não aparece para a secretaria e a data não está mantida pois o pedido deve ser ENVIADO dentro do prazo do sistema que é de 30 dias da data.

ATENÇÃO: Antes de iniciar o preenchimento do pedido de qualificação o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos.

Para Qualificação será necessário:

  1. Ter cursado as disciplinas obrigatórias e cumprido os créditos exigidos pelo Programa; (conferir no histórico, conforme catálogo)
  2. Ter comprovado o exame de capacitação de leitura em Língua Inglesa; (conferir no histórico se consta a proficiência)
  3. Ter o Parecer Final do Comitê de Ética.*
  4. Comprovar ter submetido um artigo a uma revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado.**
  5. Comprovar ter aceitação de um artigo completo, numa revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Tese de Doutorado. **

*o aluno deve acessar o SIGA e informar a opção de declaração de Ética (aspectos éticos e legais de sua pesquisa)

Enquanto os documentos que evidenciem que as autorizações éticas foram cumpridas e atualizadas no SIGA e tenham sido validados pelo(a) orientador(a) e pela secretaria, o aluno não poderá solicitar a qualificação ou defesa de sua dissertação/tese.

**enviar via SIGA o comprovante solicitado (submissão (Mestrado) e aceite (Doutorado) do artigo)

No canto superior direto da tela aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira o documento.

 

Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica

ATENÇÃO:

  • Conferir Histórico Escolar  e no SIGA se está tudo certo, caso negativo entrar em contato por email: fisiofcm@unicamp.br.
  • O Orientador(a) não participa da Comissão Examinadora da Qualificação.

 

  1. Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
  2. SUSPENSO: Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda. (enquanto durar a suspensão das atividades presenciais na UNICAMP as qualificações serão integralmente à distância)
  3. O aluno deve verificar no SIGA se o membro convidado possui cadastro válido e caso não possua, solicitar o cadastro do professor diretamente no SIGA e encaminhar para a secretaria do programa a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida, via e-mail (fisiofcm@unicamp.br)
  4. O tipo de exame é GERAL.
  5. No local colocar: Integralmente à distância

 

Composição da Comissão Examinadora 

O Orientador/Coorientador do aluno não terá participação na Comissão Examinadora.  

A Comissão Examinadora deve ser composta por 4 membros: 1 presidente, 2 titulares e 1 suplente, com, no mínimo, o Título de Doutor. O presidente deve ser um professor permanente do programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica.

Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no SIGA.

Cada um dos membros indicados deverá ter uma produção mínima de 4 artigos publicados no último quadriênio em periódicos Qualis A ou B1/B2 (Medicina I).

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

 

ATENÇÃO: Para acessar as informações e procedimentos para solicitar o exame de qualificação clique aqui

 

O exame de qualificação para o Mestrado será composto da apresentação do trabalho de dissertação, com ênfase nos resultados e discussão dos mesmos. O aluno deve também responder adequadamente à argüição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 60 minutos.

O exame de qualificação para o Doutorado será composto de uma prova de capacitação científica, no qual o aluno deverá apresentar de forma, clara e didática seu trabalho de tese. O aluno deve também responder adequadamente à argüição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 60 minutos.

Em caso de reprovação será permitida a realização de novo exame, no prazo máximo de 180 dias. Sendo que, para a reapresentação o exame deverá ser novamente agendado e solicitado no SIGA, de acordo com o prazo de solicitação do Sistema que é de 30 dias da nova data e respeitando-se o prazo máximo para a integralização do aluno.

Obs: O aluno poderá solicitar a Defesa (prazo mínimo 60 dias da data) após a aprovação no Exame de qualificação. A liberação da solicitação pode variar pois depende da assinatura do Coordenador Geral da Pós-graduação na Ata de aprovação na qualificação e inserção do documento no Sistema da DAC. Somente após esse procedimento o aluno está Apto para solicitar a Defesa.