A Drª Margareth G Lima participou do lançamento do livro "Gênero e trabalho: faces da desigualdade". O evento ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
13, NOV - 2019
A Drª Margareth G Lima apresentou pesquisa que relaciona saúde, situação ocupacional e previdenciária de mulheres idosas em Campinas
"A relação entre saúde, situação ocupacional das mulheres idosas foi o tema apresentado por Margareth Lima, pesquisadora do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) da Unicamp. Margareth, junto às pesquisadoras Neuciane Sousa e Marilisa Barros, identificou que 20% das idosas não trabalham e não são aposentadas, sendo dependentes da renda de outra pessoa. “Elas estão em piores condições em quase todas as escalas de saúde, qualidade de vida e bem-estar”, avalia".
"Entre as mulheres que trabalham, tipo de ocupação mais frequente (36,6%) é aquele por conta própria e sem estabelecimento, como no caso de costureiras e cozinheiras. Unindo estas mulheres com aquelas que realizam trabalhos domésticos, o resultado é um total de metade da população de idosas trabalhando sem carteira assinada. “Isso também é mais um indicador de precariedade no trabalho”, avalia Margareth".
"Em relação aos níveis de saúde e bem-estar, é possível, segundo seu estudo, que o trabalho contribua nesse sentido, dependendo da ocupação, mas o preconceito em relação à velhice, além das limitações causadas por problemas de saúde são empecilhos para permanecer no mercado de trabalho".
Confira a reportagem completa sobre o lançamento do livro “Gênero e Trabalho: faces da desigualdade” CLICANDO AQUI!!