A pesquisadora e coordenadora do CCAS Drª Marilisa Berti de Azevedo Barros participou do Simpósio de Saúde da População Negra
A Drª MARILISA B A BARROS, participou do Simpósio de Saúde da População Negra, que aconteceu na cidade de Campinas.
12 de novembro de 2019
O tema abordado pela Drª Marilisa foi "Mortalidade entre homens negros"
"A primeira palestrante da manhã foi a médica Marilisa Berti de Azevedo Barros, professora da área de epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da FCM. Ela trouxe, em primeira mão, alguns dados sobre mortalidade da população negra em Campinas. Esses dados serão publicados num boletim que o Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) está preparando em conjunto com Secretaria de Saúde de Campinas".
“As taxas de mortalidade são muito maiores entre os homens negros do que em relação as mulheres negras. Os homens negros são mais vulnerários em termos de risco de mortalidade. Esse risco de mortalidade atravessa todas as faixas etárias, embora seja muito mais forte entre os jovens, devido ao homicídio, suicídio e violência de trânsito. A questão de não se cuidar e não procurar os serviços de saúde também são pontos que foram considerados na pesquisa, entre outros”, disse rapidamente Marilisa, guardando os principais dados para divulgação quando o boletim for publicado.