campanha

Simpósio Regional ALAPP Tema Central: Gestação e Piso Pélvico

Sexta Feira - 10 de novembro de 2017

Local: Salão Nobre da Faculdade de Ciência Médicas Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas e Departamento de Anatomia do Instituto de Biologia - UNICAMP

Coordenadores: Paulo Palma e Nucélio Lemos

Organizadoras: Andrea Marques Viviane Hermmann, Simone Botelho, Sophia Souto, Virginia

Roncatti,  Viviane Herrmann e Cássio Riccetto

7h30 - 8h00 Inscrições

8h00 - 8h10 Abertura: Paulo Palma e Paulo Giraldo (Sogesp)

8h10 - 10h00 - Módulo I Assoalho Pélvico e Gestação

Coordenador: Arlon Breno Silveira

Debatedores: Andrea Marques e Luciana Pistelli

• Anatomia da Fáscia Endopélvica e Músculos do Assoalho Pélvico segundo a Teoria Integral  Paulo Palma (10min)
  • Mecanismos de dano do Piso Pélvico durante a Gravidez  Marair Sartori (10min)
  • Mecanismos de dano do Piso Pélvico durante o Parto Edgardo Castillo-Pino (Uruguay) (10min)
  • É Possível Evitar Lesões do Piso Pélvico Durante o Parto? Virgínia Roncatti (10min)
  • Avaliação ultrassonográfica do trauma do assoalho pélvico após parto vaginal  Natalia Martinho (10min)

10h - 10h30 Coffee

10h30 – 12h00 - Módulo II - Mesa redonda – Piso Pélvico e Gestação em Situações Especiais

Coordenadora: Cassia Juliatto

Debatedores: Simone Botelho e Virginia Roncatti

• Prolapso na paciente sem prole constituída  Viviane Herrmann (10min)
  • Implicações do tratamento prévio de incontinência ou prolapso na assistência ao parto Luiz Gustavo Oliveira Britto (10min)
  • Condução dos Distúrbios do Piso Pélvico em Mulheres Cadeirantes durante a Gravidez  Augusta Morgado Ribeiro (10min)
  • Cuidados com a pele e estratégias de manejo da incontinência na mulher cadeirante  Maria Helena Baena de Moraes Lopes( 10min)
  • Os anticolinérgicos ainda são a primeira linha no tratamento farmacológico da Bexiga Hiperativa?  Cassio Riccetto (10min)

12h00 - 13h00 - Almoço

13h15h00 - Módulo III Anatomia Aplicada - Departamento de Anatomia UNICAMP

Coordenação: Wagner Favaro

• Estação I   -  Cassio Riccetto
  • Estação II  -  Luis G. O Brito e Cássia Juliato
  • Estação III -  Virginia Roncatti
  • Estação IV -  Daniel Moser
  • Estação V (PTNS) -  Andrea Marques, Simone Botelho e Sophia Souto

15h - 15h30 Coffee e translado para a FCM Unicamp

15h30-17h30 Módulo IV Interativo (Escolher 1 opção)

• I - OASIS (Obstetric Anal Sphincter Injury Syndrome) - Correção cirúrgica incontinência fecal (Hands-on) Claudio Coy, Virginia Roncatti, Simone Vidotti  (Atividade no Nucleo de Medicina e cirurgia Experimental da UNICAMP)
  • II - Avanços e Atualidades em Fisioterapia do Piso Pélvico

Coordenadoras: Andrea Marques e Simone Botelho

Local: Anfiteatro do CAISM

• 15:30 WORKSHOP Construindo um modelo anatômico do assoalho pélvico com massinha de modelar  Ft.Natalia Martinho - Doutoranda FCM/UNICAMP  e  Ft Simone Botelho - Universidade Federal de Alfenas
  • 16:00  Mesa: Hipertonia Muscular e repercussões no AP  Como detectar e por que ocorre?   O que provoca e como se trata?

Coordenadora:  Andréa Marques - Serviço de Fisioterapia do CAISM

Debatedoras: Ft Marcela Bardin - Doutoranda FCM/UNICAMP

Ft Claudia Fredericce - Doutoranda FCM/UNICAMP

• 16:50 Mesa: Recursos Tecnológicos complementares ao tratamento - Aplicativo de celular e  Gameterapia

Coordenadora: Simone Botelho

Debatedoras:     Ft Camila Araujo - Doutoranda FCM/UNICAMP  e Ft Anita Nagib - Doutoranda

FCM/UNICAMP

• III - Curso Fraxx Radiofrequência fracionada Genital - Marcia Kamilos

• IV - Videoforum - Técnicas cirúrgicas contemporânes Coordenadores: Edgardo Castillo-Pino (Uruguay) e Thomas Rosembaum (United Kingdon)

1. Laser e funcionalidade genital  Miriam Dambros

2. TOT retropúbico  Paulo Palma

3.Complicações e soluções em cirurgia piso pélvico  Paulo Palma

4. Ventropexia Lucia Oliveira

5. Sacropromontofixação videolaparoscópica Nucélio Lemos (Canadá)

Até 20 de outubro            Após 21 de outubro

Estudantes                                    R$ 80,00                                  R$ 110,00

Fisioterapeutas                            R$ 100,00                                R$ 130,00

Médicos                                        R$ 120,00                                R$ 150,00

OASIS (hands-on)                        R$ 50,00                                  (20 vagas)

Vagas limitadas !   Inscreva-se já  !

019-35217481   chaves_sueli@yahoo.com.br

Depósito: Banco Santander   Agência 0207/conta corrente: 13007597-3 em nome de CEPUC

Enviar comprovante do pagamento