Fonoaudiologia

 

O Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre) desenvolve atividades de assistência, docência e pesquisa na área das deficiências sensoriais. Foi fundado em 1973, com a finalidade de atender indivíduos com deficiência visual e surdez.

Em 2001, após um longo estudo sobre as possibilidades de atuação do Cepre no ensino de graduação, o Curso de Fonoaudiologia foi aprovado pelo Conselho Universitário. É um curso resultante da integração das experiências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Inclui também a participação de outras unidades, como o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e o Instituto de Biologia (IB). É oferecido em período integral, com 30 vagas anuais via processo vestibular e 2 vagas via PROFIS - Programa de Formação Interdisciplinar Superior (http://profis.prg.unicamp.br/) .

O fonoaudiólogo se destina a cuidar do indivíduo no que se refere à linguagem oral e escrita, voz e audição, prevenindo, habilitando, reabilitando e aperfeiçoando, sem discriminação de qualquer natureza, conforme prevê o Código de Ética profissional. Em razão desse perfil, o profissional de Fonoaudiologia tem um amplo leque de opções depois de formado. A formação do aluno de Fonoaudiologia na Unicamp está marcada pela interdisciplinaridade, devido à história de trabalho do Cepre com outras unidades e dos recursos já existentes na própria Universidade. O aluno pode usufruir da inter-relação de disciplinas oferecidas nos diferentes cursos.

A grade curricular do curso dá uma dimensão da formação multidisciplinar oferecida. A grade inclui disciplinas como fonética e fonologia, neurolingüística, análise do discurso, avaliação de linguagem, linguagem e processos cognitivos e psicolingüística, em complemento às disciplinas de caráter biológico, como anatomia, fisiologia e patologias dos órgãos da fala e audição, genética, alterações da motricidade oral, da voz e da audição. São ministrados conceitos de física, aplicados à fala e à audicão. 

Além disso, possui embasamento nas ciências humanas, com disciplinas sobre estudos da família, políticas públicas e estudo das nossas instituições.

Os estágios em Fonoaudiologia são cumpridos em várias instituições, recobrindo diversos campos de atuação profissional: fonoaudiologia comunitária e  fonoaudiologia clínica, (avaliação e processo terapêutico) envolvendo voz, motricidade oral, audição, gagueira, oralidade e escrita.

Informações sobre o Curso de Fonoaudiologia da UNICAMP: http://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2015/cursos/cur58.html

- Informações sobre o Processo Vestibular da UNICAMP: http://www.comvest.unicamp.br/

Equipe

Comissão de Graduação do Curso de Fonoaudiologia

Profa. Dra. Christiane Marques do Couto
Coordenadora

Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sandalo - IEL
Coordenadora Associada

Profa. Dra. Rita de Cássia Ietto Montilha
Profa. Dra. Maria Cecília M. P. Lima
Profa. Dra. Angélica Bronzatto de Paiva e Silva
Profa. Dra. Regina Yu Shon Chun
Membros Docentes

Titular: Antônio Lucas Rodrigues
Suplente: ***
Membro Discentes

Renata Aparecida Carvalho de Seta
Secretária da Graduação

Eleilange Alves Esteves de Quadros
Técnico Administrativo

(informações atualizadas em 10/01/2017)