campanha

Disciplinas

MD753 – Atenção Clínico Cirúrgica Integrada II

Ementa
Fundamentos teóricos e práticos das seguintes áreas do conhecimento médico: Dermatologia, Genética Clínica, Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Serão abordadas as afecções mais importantes e prevalentes de forma a permitir a integração dos conteúdos afins, procurando favorecer o ato profissional e a formação geral do médico. As atividades serão desenvolvidas nos 7º e 8º semestres. Esta disciplina será oferecida em 33 semanas sob forma de rodízio e o aluno deverá passar por todos os submódulos.

Objetivos

Contribuir para a formação geral do médico, oferecendo conhecimentos fundamentais (teóricos e práticos) das afecções mais importantes e prevalentes em Dermatologia, Genética Médica, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, utilizando abordagem que possibilite a integração dos conteúdos afins, de modo a habilitar o aluno para o atendimento e as condutas iniciais relacionadas a essas especialidades.

Corpo Docente

Prof. Dr. Agrício Nubiato Crespo
Prof. Dr. Arthur Menino Castilho
Prof. Dr. Carlos Takahiro Chone
Profa. Dra. Eulália Sakano
Prof. Dr.Jorge Rizzato Paschoal
Profa. Dra. Rebecca C. K. Maunsell

Professores Auxiliares

Dr. Alexandre Caixeta
Dr. Flávio Gripp
Dra. Guita Stoler
Dra. Graziela Oliveira Semenzati
Dr. Leopoldo N. Pfeilsticker
Dr. Marcello Aniteli
Dr. Marcelo Hamilton Sampaio
Dr. Pablo Soares
Dra. Raquel Mezzalira

FN400 - Patologias dos Órgãos da Fala e Audição

Ementa
Estudo das afecções otorrinolaringológicas e seus impactos funcionais, na respiração, sucção, mastigação, deglutição, audição e fonação. Estudo sistemático das afecções otorrinolaringológicas com interpretação fisiopatológicas, descrição sumária das situações clínicas com alterações funcionais e dos procedimentos terapêuticos.

Objetivos
Capacitar os futuros fonoaudiólogos para identificar as patologias da fala e audição em pacientes

Anatomo-fisiologia da audição
Anatomo-fisiologia da fonação