Qualificações e Defesas - Detalhes
O USO DE UM RECURSO DIDÁTICO ACESSÍVEL PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||
Candidato(a): Felipe Augusto Cané Ferreira |
Banca avaliadora Titulares Adriana Lia Friszman De Laplane - Presidente Lucia Helena Reily Cássia Geciauskas Sofiato - Universidade de São Paulo Suplentes Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - UFSCAR Maria Elisabete Rodrigues F Gasparetto Débora Dainez - Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba |
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ResumoIntrodução: apesar do tradicionalismo presente na educação básica, novas metodologias de ensino de Matemática estão surgindo e o uso de recursos didáticos por parte do professor se apresenta como uma dessas possibilidades, já que são meios facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. A partir dessas ideias e na tentativa de implementar metodologias de ensino inclusivas, que beneficiem todos os estudantes, construímos um recurso didático com o objetivo de facilitar o ensino do Teorema de Pitágoras. A possibilidade de manusear e manejar partes deste recurso são os diferenciais que permitem a utilização por estudantes com deficiência visual, já que se trata de um material tridimensional, visual, tátil e concreto. Objetivo: investigar o uso de um recurso didático acessível e baseado no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) para o ensino do Teorema de Pitágoras. Método: a pesquisa foi aprovada pela CEP (40797420.6000.5404). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo que utilizou instrumentos de pesquisa de inspiração etnográfica, como a observação participante, entrevistas e questionários. Resultados: o recurso didático permitiu que os estudantes abordassem de maneira prática o conteúdo ensinado de forma teórica pelo professor, transpondo a abstração do Teorema de Pitágoras para uma atividade concreta. O recurso didático cumpriu sua função de auxiliar a apresentação e explicação do Teorema e foi útil e para a resolução dos exercícios. Conclusões: concluímos que a dinâmica da aula, a conformação do grupo e outros elementos do contexto devem ser levados em consideração para tornar o uso do recurso didático um instrumento que colabore com a inclusão escolar. |