Criação

Criação da Liga do Trauma Unicamp...

A Liga do Trauma da Unicamp foi criada em 1992, com alunos do terceiro ano da Faculdade de Ciências Médicas da XXVIIIa turma, sob coordenação do Prof. Dr. Mario Mantovani e orientação do Dr. Admar Concon Filho.

No fim dos anos 90 a Disciplina tinha os seus monitores, geralmente um grupo de poucos alunos selecionados após o curso do Trauma no quarto ano médico, que tinham mais a função de realizar trabalhos de iniciação científica e fazer treinamentos de Reanimação Cardiopulmonar para profissionais do próprio Hospital de Clínicas da Unicamp, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, etc. Isso teve início em 1988, com os acadêmicos Alan César Diório, Antenor Bonato Júnior e Enrico Ferreira Martins de Andrade, ambos da turma XXIII. Depois atuaram como monitores: Antonio Molina Serralvo Junior e Luís Antônio Braganholle (turma XXIV); Álvaro Rodrigo Vilela Favero e Gustavo Pereira Fraga (turma XXV, conhecidos na época como “MantoBoys”); Durval Rodrigues Batata Jr., Marcelo Luís Nomura, Marcos Norberto Vetorazzi, Moisés de Oliveira Lara e Rita Mancebo Blanco (todos da turma XXVI); Eduardo Raskin e Fabiana Moreira Passos (turma XXVII).

Em 1992 foi organizado um curso extracurricular, não obrigatório, pago com valores simbólicos, em horário no "final do expediente", ou seja, das 18 às 19 horas, às terças feiras, para que todos alunos do primeiro ao terceiro anos pudessem comparecer. Esse curso era ministrado pelo Corpo de Bombeiros e monitores das turmas XXVI e XXVII, com as primeiras noções de RCP, suporte básico de vida (primeiros socorros), demonstrações das ambulâncias, material para extricação, etc. O curso foi realizado entre abril e junho de 1992, com alunos da XXVI e XXVII monitorando os alunos da XXVIII, XXIX e XXX (os calouros da época). Após esse curso, conforme divulgado no “O Patológico”, foi feita a seleção para a primeira turma da Liga do Trauma. A princípio seriam cinco alunos, porém houve seis alunos interessados. Após as entrevistas o Prof. Mantovani decidiu absorver todos os 6 interessados: Henrique José Virgili Silveira, Huda Maria Noujaim, Rosângela Medina Montoro, Lindemberg Mota Silveira Filho, Fábio Luís Salata e Moise Dalva. E a partir de 1992 todas as turmas tiveram alunos interessados na Liga do Trauma da Unicamp.