Alunos de arquitetura expõem desenhos em Modelo Vivo na FCM

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp expõem desenhos executados a partir de Modelo Vivo no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A abertura da exposição aconteceu na quarta-feira (15) na FCM e fica até o dia 1º de Maio. A curadoria da amostra é do professor do Instituto de Artes e também da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Marco Do Valle.

De acordo com Marco, orientador da disciplina de desenho que acontece no primeiro semestre do primeiro ano do curso de arquitetura, o ensino de modelo vivo para alunos do curso de arquitetura é muito antiga, e no Brasil vem desde a época da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer teve aulas de desenho com Modelo Vivo e este aprendizado é bastante visível em sua arquitetura e na arquitetura brasileira. (Veja história).

“Apesar da alta tecnologia e do uso de computadores para fazer projetos, o desenho é um instrumento fundamental para o arquiteto desenvolver sua criatividade para pensar novos modelos e volumetrias. Em 2003, conversando com Niemeyer, falei que ensinava desenho usando Modelo Vivo, ao que ele me disse: muito bem!”, revelou Marco.

A aluna Helena Goes Monteiro Bossolan relatou que a modelo Victoria Lima Hernandez Rincao fazia de 10 a 15 poses por aula, com a duração de um minuto e meio entre cada uma das poses. Os 22 alunos tinham que transmitir para o papel o que estavam observando. Segundo Helena, “conseguir captar as características da modelo e transmiti-las para o papel auxilia muito na formação do arquiteto. É importante o arquiteto enxergar ao seu redor e conseguir passar isso na sua obra”, comentou.

Thais Vasconcelos Waak sempre gostou de desenhar o corpo humano, mas nunca havia trabalhado com Modelo Vivo e disse que o corpo humano é um exemplo natural para estabelece proporções, conceito importante para arquitetura. “Se o arquiteto tem a capacidade de desenhar o que ele está observando, ele consegue reproduzir bem o que tem na mente, como o projeto de um edifício”, exemplificou.

Veja lista de todos os alunos que expõem no Espaço das Artes da FCM

Ilustração: Thais Vasconcelos Waak

Arte: Natan Soares Ferreira