Psiquiatra da FCM é eleita vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas

A psiquiatra e professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Renata Cruz Soares de Azevedo, foi eleita para o cargo de segunda vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) para o biênio 2016-2018. A cerimônia de posse aconteceu em setembro durante o XXII Congresso Brasileiro da ABEAD, em Campos do Jordão.

Fundada em 1989, a ABEAD é uma associação com sede em Porto Alegre que congrega profissionais que trabalham no campo da dependência química no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. A ABEAD é composta por uma diretoria executiva, com mandato de dois anos e eleita pelos seus associados por meio do voto direto em Assembleia Geral.

Renata Cruz Soares de Azevedo concluiu a graduação em Medicina e residência médica em psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Fez estágio na área de toxicomanias no Centre Medical Marmottan, em Paris. Desde 2005, é professora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. Na graduação, ensina temas relacionados à psiquiatria clínica e abordagem de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas. Na residência médica, é preceptora do programa de Residência Médica em Psiquiatria, atuando no ensino e assistência a transtornos mentais em adolescentes e saúde mental de mulheres atendidas por violência sexual.

Na área de dependências químicas, supervisiona residentes de Psiquiatria, Clínica Médica, Medicina de Família, Hebiatria, Medicina do trabalho e Neurologia. Coordena, ainda, o ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, o ambulatório de Substancias Psicoativas (ASPA) e o programa de prevenção ao uso de risco de substâncias psicoativas (Viva Mais) da Unicamp. Tem como principais linhas de pesquisa: substâncias psicoativas (epidemiologia, aspectos clínicos, modelos de abordagem), formação de recursos humanos para abordagem de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas e violência sexual.