Pesquisas sobre tireoide são premiadas em congresso internacional

As pesquisas “Epstein-Barr vírus pode exercer um papel no desenvolvimento de nódulos tiroidianos”, da biomédica Jacqueline F. Martins de Almeida e “Questionário identifica os pacientes mais acometidos pela oftalmopatia de Graves”, do endocrinologista Danilo Glauco Pereira Villagelin Neto, foram durante o 15º Congresso Internacional de Tireoide (ITC, em inglês) e 85º Encontro Anual da Associação Americana de Tireoide, ocorridos de 18 a 23 de outubro, em Orlando, nos Estados Unidos. Veja mais sobre o ITC.

Os doutorandos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram premiados nas categorias Básicas e Clínica e receberam como prêmio o Travel Grants no valor de US$ 1 mil. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da FCM. A orientadora foi a médica endocrinologista, professora da FCM e coordenadora do Gemoca, Laura Sterian Ward.

Os herpes vírus têm sido associados com diversas neoplasias malignas e também com doenças autoimunes tireoidianas. O objetivo do trabalho foi verificar a presença da infecção destes herpes vírus em nódulos tireoidianos benignos e malignos procurando indícios de uma possível associação com tumores tireoidianos.

“Dentre os herpes vírus estudados, encontramos a presença de alta carga viral do Epstein-Barr vírus nos tecidos tumorais tireoidianos em relação aos seus tecidos normais e em relação aos tecidos nodulares benignos sugere que este vírus pode exercer um papel no desenvolvimento de câncer da tireoide. Agora, o próximo passo é realizar maiores estudos moleculares e microbiológicos para compreender melhor os mecanismos desta infecção”, explicou Jacqueline.

A aplicação de um questionário em pacientes com a Doença de Graves permitiu identificar aqueles pacientes que apresentam maior acometimento da manifestação ocular da doença. “Isto ajuda a identificarmos quais são os pacientes que necessitam de maior atenção nesta situação e promover o uso de terapias adequadas”, disse Danilo.

O ITC é o mais importante congresso de tireoide e acontece a cada cinco anos de acordo com um cronograma de consenso entre a American Thyroid Association (ATA), a European THyroid Association (ETA), a AOTA, que é a associação da Ásia e Japão e a Latin Amerian Thyroid Association (LATS). Laura Sterian Ward foi escolhida para representar a LATS no evento. Ela apresentou parte dos resultados referentes aos estudos da imunologia do câncer de tireoide desenvolvidos no Gemoca.

“Nosso grupo realmente brilhou e representou de forma significativa a Unicamp. Mostramos pesquisas de qualidade internacional e de como a produção de ciência pode ser aplicada de forma prática e, assim, melhorar os diagnósticos e o tratamento de portadores de doenças da tireoide", revelou Laura.