Dia Mundial da Voz e Dia da Conscientização sobre o Ruído

Data: 
Mon, 18 Apr 2016
Local: Campus Unicamp e Unidades Básicas de Saúde

 

O Curso de Fonoaudiologia da Unicamp comemora o Dia Mundial da Voz (16 de abril) e o Dia da Conscientização sobre o Ruído (27 de abril) com uma semana de atividades que envolvem as duas áreas da Fonoaudiologia. Veja o vídeo produzido pelos alunos do curso de Fonoaudiologia para as campanhas.

Em 2016, as atividades da Campanha de conscientização da Voz e Ruído acontecerão do dia 18 de abril ao dia 20 de abril e terão como principal foco a rede de atenção básica do município de Campinas. No dia 20 de abril, as atividades de orientação sobre cuidados vocais e cuidados com audição serão realizadas no campus da Unicamp.

As atividades na rede de atenção básica devem ocorrer nos centros de Saúde São Marcos, Costa e Silva e DIC 3, além de escolas e ONGs destas localidades. Serão realizadas triagens de saúde vocal e auditiva e um minuto de silêncio será solicitado como forma de alertar para o ruído que nos rodeia todos os dias. Serão distribuídos squeezes e protetores auditivos para a população diretamente impactada pelas ações.

Estima-se que durante os dias de ação aproximadamente 500 pessoas sejam diretamente beneficiadas pelas ações a serem realizadas.

Otorrinolaringologia

O Hospital de Clínicas da Unicamp promoveu a Campanha da Voz – Dia Mundial da Voz em 15 de abril, das 9h às 16h, no Ambulatório de Otorrinolaringologia, localizado no 2º andar. Neste dia os pacientes e visitantes do Hospital tiveram acesso a orientações de profissionais que farão avaliações médicas e fonoaudiólogas da Voz. Na programação, palestra "A Classificação das Vozes e suas atuações artísticas", com a Maestrina da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP) Naomi Munakata e apresentação da Soprano Erika Andrade com pianista Chiquinho Costa; apresentação gospel do Coral Negros e do grupo Trappistas. Veja a programação.

A Campanha da Voz coordenada pela Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas tem como objetivo orientar as pessoas quanto aos problemas  de voz que podem interferir na qualidade vida e nas relações de trabalho, como professores, operadores de telemarketing, entre outros.

O Hospital de Clínicas atende mais de mil pacientes por ano com problemas vocais. Com o aumento da conscientização das pessoas em manter a saúde vocal, há chance de reduzir os problemas de voz e outros prejuízos associados. Alguns sintomas como rouquidão, afonia, pigarro, dores constantes na garganta, sensação de incômodo ao engolir alimentos e perda de voz persistentes são relevantes na saúde vocal. Em fumantes, a rouquidão por mais de 15 dias requer maior atenção, precisando ser investigada por um especialista, por ser um grupo de risco para o câncer de laringe.

O Brasil está entre os países que têm as maiores incidências de câncer de laringe, há 15 mil casos diagnosticados por ano, mais da metade deles fatais. Essa situação pode mudar. As pessoas precisam prestar atenção em sua voz e procurarem os especialistas na fase inicial das alterações, podendo aumentar a chance de resolverem seus problemas de saúde.

A prevenção da Saúde Vocal está vinculada a cuidados de Higiene Vocal, como ingerir água, evitar gritos, não falar alto constantemente, evitar ambientes que causem alergias. O consumo de cigarro e de álcool são fatores que prejudicam a saúde geral e podem causar distúrbios vocais. Cuide de sua voz.

A Campanha da Voz foi criada em 1999 com participação da Unicamp. Em 2003 foi reconhecida internacionalmente, quando o dia 16 de abril passou a ser o Dia Mundial da Voz.