Por telefone, voluntários da Unicamp tiram dúvidas sobre covid-19

Jornal Cidade ON

Atendimento é feito por cerca de 150 voluntários da Faculdade de Ciências Médicas e de Enfermagem da Unicamp.

Os voluntários realizam o atendimento telefônico remoto, fornecendo, de maneira individual, orientações e sanando dúvidas sobre a doença, evitando, assim, a quebra desnecessária do isolamento social. "Esta é uma iniciativa dos alunos que tem como objetivo orientar a população sobre medidas de prevenção e sobre sinais e sintomas de alarme para a procura de serviços de saúde, o que pode possibilitar sobrecarga desnecessária aos serviços de atendimento", explicou Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora da comissão de graduação do curso de Medicina da FCM.

Segundo Fernanda Cristina, aluna do 5º ano de enfermagem e uma das coordenadoras do projeto, a adesão dos voluntários foi grande já no início. "Cerca de 200 pessoas se candidataram logo no começo", disse. 

Ainda de acordo com a coordenadora, cerca de 150 dos voluntários foram separados em três turnos (manhã, tarde e noite) para o atendimento telefônico, enquanto o restante dos voluntários foi encaminhado para outros projetos de combate ao coronavírus. Na terça (24), a Unicamp abriu um núcleo de voluntariado para enfrentar a doença. 

O atendimento funciona pelo telefone (19) 3521-9130, de segunda à sexta, sempre das 8h às 20h. O atendimento é grátis, sendo cobrado apenas o valor de uma ligação local, de acordo com cada operadora telefônica.