Tradição marca último dia de aula da 42ª turma de medicina

“O paciente é o motivo de todos os nossos esforços. Valorize a amizade. Valorize a qualidade de vida. Nunca perca o prazer de conversar com seus pacientes”. Estas foram as recomendações do professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ivan Toro, para os alunos da 42ª turma do curso de medicina durante a aula da saudade realizada nesta terça-feira (3) no período da manhã no salão nobre da FCM. A aula da saudade é uma tradição dentro da FCM e é a última atividade dos alunos antes de receberem o diploma de médicos.

Em seu discurso, Toro relembrou a história da criação da FCM, os anos em que foi aluno e a forte ligação que ainda mantém com os companheiros de turma. Mesmo alegando uma certa dificuldade para preparar a aula, o professor de cirurgia toráxica colheu gargalhadas e lágrimas dos alunos, salientou a importância da família e da relação sadia entre alunos, residentes e professores dentro do Hospital de Clínicas da Unicamp, parte mestra do ensino na opinião de Toro. “Nós temos dificuldade em largar o passado, mas o futuro de vocês será brilhante”, garantiu.

Após a aula da saudade, foi descerrado no saguão do prédio-sede da faculdade o painel com as fotos dos alunos. O descerramento do painel coube ao patrono da turma, o professor do Departamento de Cirurgia, Nelson Andreollo e ao paraninfo Wilson Nadruz, professor do Departamento de Clínica Médica. “Antes de serem médicos, vocês são pessoas e nós tratamos de pessoas e não de pacientes, lembrem-se disso”, recomendou Andreollo.

Ainda no decorrer do dia, foi descerrada a placa com o nome de todos os formandos de 2009 do curso de medicina no memorial da faculdade que fica no acesso ao conjunto de salas de aula da FCM. O diretor da FCM, José Antonio rocha Gontijo, disse que ritos de passagem são necessários para marcar as mudanças de fases e que, a partir de agora, cada formando é responsável por levar o nome e a qualidade da Unicamp para o Brasil e para o exterior.