Vigilância em pesquisas por telefone e matriz extracelular

 

O Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) do Departamento de Medicina Preventiva e Social e a Câmara de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveram, respectivamente, nesta sexta-feira (6) as palestras “Vigitel: histórico, resultados e perspectivas”, sobre a vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico e “Vascular extracellular matrix and vessel wall development”.

 

A primeira palestra aconteceu às 9 horas no anfiteatro do Departamento de Medicina Preventiva e Social. A palestrante convidada foi Erly Catarina de Moura, da secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A segunda palestra acontece às 14 horas no anfiteatro da Pós-Graduação da FCM. O palestrante convidado foi Robert Mecham, professor de Biologia Celular e Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, MO.

Mecham é um dos grandes ícones da área de formação das fibras elásticas e o desenvolvimento vascular e pulmonar. Seus trabalhos já lhe proporcionou cerca de 200 trabalhos publicados em revistas de grande impacto.

Atualmente, Mecham é diretor científico do Programa de Doenças do Tecido Conjuntivo na Universidade em que trabalha. É co-diretor do Programa em Biologia do Pulmão na Universidade de Washington. É membro do corpo editorial da Matrix Biology e do Journal of Cellular Physiology e foi editor de vários livros na área de componentes da matriz extracelular. Ele escreveu vários capítulos de livros relacionados com a sua área de atuação.