Diretório de Análise Institucional e Saúde Coletiva amplia seus debates
Em busca da ampliação de suas ferramentas e estratégias de pesquisa, o Diretório de Pesquisa do CNPq Análise Institucional e Saúde Coletiva, coordenado pela professora Solange L’Abbate recebeu, no dia 29 de junho de 2019, a psicóloga Nadia Vitorino Vieira, que atua na Unifesp/São Paulo/SP. Nadia relatou sua experiência no doutorado Ouvindo o coração: a vivência de pacientes submetidos a transplante cardíaco, destacando a circulação de afetos no método da história oral de vida.
Segundo a psicóloga, as histórias são diversificadas, mas todos os entrevistados manifestaram a mesma preocupação: “Eu tenho medo de mudar os afetos”. Em suas análises, ressaltou as contribuições do pensador russo Vygotisky, para quem o conhecimento só existe com afeto, que está presente em todas relações. Assim, discutimos a presença de dimensões psíquicas, filosóficas e sociais no transplante de coração, evidenciando o quanto é um fenômeno complexo, que excede os procedimentos da técnica cirúrgica.
Na próxima reunião, o Diretório terá oportunidade de explorar tecnologias de pesquisa e cuidado ligadas ao corpo, pois terá como convidada a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Yara Maria de Carvalho, com a atividade CORPOS+ARTES=+SAÚDE. O encontro será aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição. Será no dia 31 de agosto das 10 às 13 horas no Auditório do Departamento de Saúde Coletiva.
Qualquer dúvida, entrar em contato com os doutorandos Daniel Vannucci Dóbies (dvdob@yahoo.com.br) e Lia Bissoli Malaman (liabissoli@yahoo.com.br)

Data
a partir das 10:00 às 13:00
