Diversidade de temas é aposta da XXVI edição do CoMAU

Enviado por Edimilson Montalti em Wed, 25/10/2017 - 15:32

De 20 a 22 de outubro, aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o XXVI Congresso de Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU). O CoMAU é o maior evento científico da Universidade, organizado e promovido totalmente por alunos. Veja ábum de fotos da abertura do XXVI CoMAU.

A abertura aconteceu no dia 20, às 15 horas, no auditório da FCM, com uma palestra da médica Silvia Brandalise, do Centro Infantil Boldrini. Mais de 80 pesquisas foram apresentadas e concorreram ao prêmio Adolfo Lutz, entregue no final do congresso.

Os temas escolhidos pelos alunos para essa edição do CoMAU foram: futuro da medicina, neurologia, saúde do estudante, tabus da medicina, teatro, voz, emergências, ultrassom, cirurgias desafiadoras, envelhecimento, populações negligenciadas e sexualidade.

“A cada ano o CoMAU se estabelece e legitima sua importância dentro do meio acadêmico da Universidade. Já em sua 26 edição, além de manter seus princípios e motivações, procuramos proporcionar aos congressistas um evento científico inovador e convidativo”, disse Maria Fernanda Chaim Correa, presidente da comissão organizadora do XXVI CoMAU.

Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM, destacou em sua fala de boas-vindas, durante a mesa de abertura, a satisfação com a iniciativa dos alunos. “A ciência multidisciplinar precisa de vários saberes. Os grandes cientistas estão cercados de pessoas com outras especialidades e conhecimentos. Quando ficamos isolados numa única área de atuação, a possibilidade de fazer coisas boas é menor”, disse Ivan.

Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, disse ser uma alegria participar de eventos organizados por estudantes e que esses eventos não deixam nada a desejar a outros congressos. “Esse tipo de evento faz parte da formação do ser humano e do cidadão que queremos formar na Unicamp. A diversidade dos temas é fundamental ao desenvolvimento acadêmico de todos”, comentou Knobel.

A mesa de abertura foi composta por Egberto Ribeiro Turato, professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e orientador do CoMAU; por Mariângela Ribeiro Resende, coordenadora associada do curso de Medicina e pela professora Edinês Guirardelo, representando o curso de Enfermagem.

A busca incessante pela inovação

Silvia Brandalise, professora do Departamento de Pediatria da FCM até 2012, coordenadora e fundadora do Centro Infantil Boldrini, contou um pouco sobre sua trajetória e de como a busca pela inovação, cuidado e assistência de qualidade pode mudar a vida de uma criança e escrever o nosso destino.

“A grande força que me motiva é a angústia de não saber. O importante é o paciente. Não basta a cura. Temos que fazer uma medicina mais inteligente, como a terapia-alvo. Essa é a medicina de vocês”, aconselhou Brandalise durante sua apresentação.

A Companhia de Ballet de Cegos fez o encerramento do evento. Assista ao vídeo.

 

Prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria

No dia 22 outubro foram anunciados os trabalhos vencedores XXVI CoMAU. Eles concorreram ao XXVII Prêmio Adolfo Lutz nas categorias de Pesquisa Básica, Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Os vencedores concorrerão ao Prêmio Lopes de Faria, entregue pela Comissão de Pesquisa da FCM. A data da premiação será divulgada em breve. Os trabalhos vencedores foram:

Área: Pesquisa básica
Análise da expressão tecidual de isocitrato desidrogenase-1 mutante e transidrogenase de nucleotídeos de nicotinamida em gliomas humanos de alto e baixo grau
Autora: Karla Saraiva da Silva;
Orientador: Fábio Rogério

Área: Cirurgia
Avaliação da aplicabilidade do laser diodo em laringes e traqueias normais de porcos
Autor: Christopher Kengo Nagao
Orientador: Paulo Francisco Guerreiro Cardoso

Área: Clínica Médica
Ação da uncaria tomentosa no tratamento da distrofia muscular em camundongos mdx – modelo murino da distrofia muscular de Duchenne
Autor: Lucas Prezotto Giordani.
Orientador: David Feder

Área: Ginecologia e Obstetrícia
Efeitos bioquímicos, microbiológicos e clínicos do sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (siulng) no ambiente vaginal e endocervical
Autora: Thais Costa Coelho de Souza
Orientador: Paulo César Giraldo

Área: Pediatria
Colestase neonatal intra-hepática: casuística e proposta de algoritmo de investigação
Autora: Gabrielle Nakamura
Orientador: Gabriel Hessel

Área: Saúde Coletiva
Prevalência de IST/Aids em presidiárias de campinas e fatores associado
Autora: Vanessa Cristina Fanger
Orientadora: Celene Aparecida Ferrari Audi